Hit enter after type your search item
Queridos amigos,
A Iliane passou por aqui e comentou que eu andava sumida. Respondi que  é muito chato quando não se tem tempo para os nossos hobbies…  A vida fica um tantinho vazia, vocês não concordam comigo? Estou em falta na minha cozinha e principalmente com os meus docinhos! Mas já vejo a luz no fim do túnel e em duas semanas estarei mais livre. 
Desde que comprei a minha máquina para fazer waffles, no Natal passado, planejo fazer uma receita de waffles estilo belga, ou seja, com fermento biológico. Esta receita que vi no blog do Renato me despertou curiosidade por levar açúcar perolado na massa. Segundo o Renato, esses waffles são vendidos nas ruas e são comidos assim, sem acompanhamentos, porque já são doces. Já os waffles belgas tradicionais são menos doces e levam acompanhamentos.
Os waffles agradaram muito na textura e no sabor. Como já conheço o nosso gosto, diminuí um terço da quantidade de açúcar da receita original e acho que poderia ser até diminuir mais um pouquinho. Agora que fiz, vi também penso, que pode-se reduzir a manteiga, pois durante o processo, soltou muita gordura, porém eles ficavam sequinhos e gostosos depois de prontos. Uma coisa deliciosa desta receita é a textura crocante que o açúcar perolado dá à massa. No entanto ele deixa a máquina bem suja de caramelo… Eu fui limpando conforme o processo, mas o caramelo é bem quente e há perigo de queimar as mãos. Apesar disso, eu os farei novamente, porque são simplesmente fantásticos! Beijos e boa somana!

WAFFLES DE LIÈGE
Fonte: adaptada do blog Pão, Bolos & Cia
Rendimento: 14 waffles pequenos
Ingredientes:
80 ml de leite
1 1/2 col. de chá de fermento biológico seco
1 1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
3 ovos
280 gr. de farinha de trigo
180 gr. de manteiga derretida (colocarei menos no futuro)
120 gr. de açúcar  perolado (poderia ser até 100 gr.) ou à gosto
Intruções:
Amornar o leite e juntar o fermento biológico, o açúcar baunilhado e o sal. Deixar levedar por 15 minutos.
Adicionar os ovos um a um, batendo(fiz a mão) bem. Junte agora a manteiga derretida e por último a farinha.  Deixe dobrar de tamanho, por cerca de 1hora e 30minutos, ou faça como eu, colocanto o vasilhame no forno frio e numa prateleira embaixo de onde está a vasilha, colocar uma bandeja com água quente. Isso diminui o tempo pela metade!
Quando a massa já estiver crescida, acrescente o açúcar perolado e deixe novamente descansar por 15 minutos.
Coloque a máquina para aquecer e siga normalmente as instruções de uso para a sua máquina.  Use a quantidade de uma colher de sopa cheia de massa para cada waffle. Deixe-os dourar, retire da máquina e sirva-os mornos ou frios.  Bom apetite!
This div height required for enabling the sticky sidebar