O aconchego que o frio traz é muito bom.Pra mim ele é sinônimo de coisa boa: vinho, fondue, comida quentinha, cobertor, dormir juntinho…Frio é bom demais ! E, numa segunda-feira com baixas temperaturas nada como uma boa sopinha para esquentar o corpo e alma.
Ontem, quando procurava receitas para variar as minhas já tão conhecidas sopas , me deparei com um creme de espinafre da Rita Lobo, do Panelinha. Olhei na geladeira e vi que tinha um espinafre já cozido e esperando para ser utilizado.Pronto, o jantar estava resolvido.Simples Assim.E, com a certeza que ficaria uma delícia , pois tem a garantia das criações da Rita Lobo.
Experimente essa delícia que eu copiei daqui,e fiz somente algumas alterações que estão nos parenteses.
Sopa de Espinafre da Rita Lobo
Ingredientes
1 maço de espinafre fresco
4 colheres (sopa) de manteiga (usei duas, e 2 colheres de azeite)
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 xícaras (chá) de caldo de galinha (Usei 1 bastão de caldo light)
2 xícaras (chá) de leite (usei desnatado , para ficar mais ligtt)
1 colher (sopa) de sal
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (usei somente 2 colheres de sopa)
Modo de Preparo
1. Lave bem as folhas de espinafre e descarte os talos.
2. Numa panela média, coloque 1 colher (sopa) de sal, 1 colher (sopa) de água e as folhas de espinafre. Tampe e leve ao fogo médio por 5 minutos até que as folhas murchem. Retire as folhas com uma escumadeira e deixe esfriarem. Com as mãos, aperte as folhas para retirar o restante da água. Pique grosso e reserve.
3. Em outra uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, adicione o espinafre picado e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo bem. Acrescente o caldo de galinha e o leite. Tempere com uma pitada de noz-moscada ralada na hora. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Coloque o queijo ralado e verifique o sabor. Se achar necessário, acrescente um pouco mais de sal.
4. Transfira o creme para o copo do liquidificador e bata ligeiramente, segurando bem firme a tampa com um pano de prato. Sirva bem quente, acompanhado de fatias de pão torradas.