Quando eu penso que já conheço todos os bolos eis que aparecem uns novos que me surpreendem e me faz feliz por perceber como ” o mundo é vasto, vasto”, como já disse Drummond, e os bolos vários, vários…E, amante de bolo que sou , quando vejo uma novidade já estou querendo trazer para minha cozinha.Foi o que aconteceu com esse bolo que leva banana e raspas de laranja. Fiquei imaginando a combinação dessas frutas que tanto gosto. Só poderia dar algo muito gostoso.E, não satisfeita ainda acrescentei pedacinhos de uma maçã ! Uma mistura que deu tão certo que convido você a experimentar.
Como diz meu marido ” tente , invente, faça diferente”. Comece com esse bolo e depois experimente em outras coisas.Vale a pena.
Um fim de semana com novos e deliciosos sabores para todos nós!
Bolo de banana com laranja e maçã – receita adaptada da Patrícia Scarpin
Ingredientes:
- 175g de açúcar cristal
- raspas da casca de 1 laranja
- 200g de manteiga sem sal, derretida e fria
- 250g de farinha de trigo
- 3 ovos grandes
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja espremido na hora
- ½ colher (chá) de extrato de baunilha
- 250g de bananas bem maduras, amassadas com o garfo
- 1 maçã cortada em cubinhos
- 3 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 pitada de sal
Como fazer:
- Preaqueça o forno a 180°C.
- Unte com manteiga uma forma de bolo inglês ( usei redonda) com capacidade para 6 xícaras de massa, forre com papel manteiga e unte-o também.( não usei papel manteiga)
- Coloque o açúcar e as raspas de laranja em uma tigela grande e esfregue-os com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado.
- Junte a manteiga e misture.
- Junte 100g da farinha de trigo e bata até homogeneizar.
- Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.
- Acrescente o suco, a baunilha , a banana , a maçã e incorpore.
- Peneire a farinha restante, o fermento e o sal sobre a massa e misture para incorporar.
- Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.
- Asse por 60-65 minutos ou até que o bolo cresça e doure e um palito inserido no centro saia com algumas migalhas grudadas nele.
![]() |
pronto para receber a “chuva” de açúcar |
Outros bolos Simples Assim:
Bolo encharcado de maracujá
Bolo de maracujá e banana
Bolo de chocolate amargo