Quer um petisco rápido, fácil e gostoso? Esta é uma ótima pedida, com massa simples e aparência linda, ótimo para petiscar, para lanches… além de muito saboroso!
Você pode fazer esta receita com salsichas ou até com aquelas linguiças defumadas fininhas.
Ingredientes da massa:
1 xícara de leite morno com 1 ovo dentro (coloque o ovo dentro da xícara e depois complete com leite)
1/3 de xícara de água morna
1/4 de xícara de óleo ou azeite
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
2 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco (aquele para massas e pães que vem em sachês) ou 2 tabletes de fermento fresco
4 xícaras de farinha de trigo
Recheio:
8 à 10 salsichas ou linguiças defumadas fininhas
Obs: Utilizo sempre xícaras (240ml) e colheres medidas padrão para uso culinário!
Para preparar a massa é muito simples, basta misturar todos os ingredientes em uma tigela e sovar bem até ficar uma massa lisa e homogênea. Cuidado para não acrescentar farinha e deixar a massa dura, seca ou pesada. Se você tiver máquina de pão basta colocar tudo dentro da forma da máquina e programar o ciclo Amassar ou Massa por pelo menos 30 minutos, depois retirar e utilizar a massa.
Após a massa estar pronta separe pedaços e abra na espessura de mais ou menos 0,5cm, coloque a salsicha no meio, enrole e corte as sobras de massas das laterais.
Agora vamos modelar, tem duas formas lindas de modelar suas tranças, escolha a que mais gostar. A primeira forma é bem simples, fatie a salsicha enrolada na massa em fatias de 1cm aproximadamente, mas sem chegar até o final da massa, agora basta puxar para o lado girando levemente e repetir o processo com todas as fatias, uma para um lado e uma para o outro até o fim, como na imagem abaixo.
Se for fazer o trançado que parece uma flor, basta fatiar da mesma forma, porme em 6 pedaços, depois junte uma ponta com a outra e vire girando as demais fatias, como nas imagens abaixo.
Após modelar coloque na cesta da AirFryer e programe por 8 minutos à 180º. Recomendo que vá fazendo e assando, assim termina rapidamente.
Sirva com Molhos de Acompanhamento!
Rendimento: O rendimento varia de acordo com o tamanho das salsichas, mas rende bastante.
Armazenamento: Após assados duram até 3 dias fora da geladeira, 1 semana em geladeira ou 3 meses congelado. Na hora de servir basta reaquecer por alguns minutos e consumir.
Dicas: Acrescente ervas finas na massa ou pincele as tranças com gema e salpique queijo ralado, gergelim, orégano ou outras sementes por cima, fica lindo e ainda mais saboroso.