Hit enter after type your search item

Eu sou daquela, que raramente sai com a lista quando vou ás compras! Os ingredientes para os meus bolos, vou comprando e estocando uns, que penso, poderei utilizar um dia. Às vezes me lembro, bem lá no fundinho da memória, que a receita “tal”, que tanto quero fazer, leva determinado ingrediente, daí também compro! Por causa desta mania estranha, tenho sempre um estoque de ingredientes, que tento desesperadamente diminuir a cada semana.! 🙂 Com este conhecimento, vocês conseguem com certeza imaginar o porquê de eu fazer regularmente receitas não planejadas para os meus posts… Bem, também não posso chamá-las de “não planejadas”, porque muitas vezes estão anotadas, ou até impressas há tempos, esperando no arquivo, para que sejam feitas! Este é o caso desta torta. Nossa, já nem me lembro quanto tempo faz que “planejo” fazê-la! 🙂 O blog da Chanit está cheio de coisas interessantes e tenho várias receitas copiadas, mas nada me intrigou tanto quanto esta torta! A receita vem de um livro chamado “Páprica, o Estilo Judeu da cozinha Húngara”(tradução livre). É uma bombinha calórica, mas que delícia e que interessante! Ao ler a massa básica, ela lembra a de uma tarte, mas fica quase uma massa folhada! O recheio, para quem gosta de nozes diversas, é imperdível! Antes de terminar um conselho: Utilizem um bom chocolate para a cobertura. Como eu não tinha no meu estoque, fiquei um pouco decepcionada com o resultado da minha cobertura, mas isso foi culpa minha! Bem, aí está uma torta especial, que combina com o frio e com ocasiões especiais! Beijos!

TORTA GERBEAUD
Fonte: My Mom’s Recipes and More
Rendimento: um tabuleiro de 20 cm x 30 cm ou equivalente

Ingredientes:
15 gramas de fermento biológico fresco
1/4 de xícara* de leite
4 colheres de sopa de açúcar
300 gramas de manteiga gelada
500 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
3 gemas
2-3 colheres de sopa de creme de leite azedo
(ou creme de leite/natas + gotas se suco de limão)

Recheio:
3 claras
3/4 de xícara de açúcar
25o gramas de nozes de sua preferência, moídas**
6 colheres de sopa de geléia de damasco

Cobertura:***
100 gramas de chocolate (mínimo 50% de chocolate puro)
50 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar ou à gosto
1 colher de sopa de Karo (não usei)

* xícara = 240 ml ** Vale também misturar. Eu usei metade avelãs e metade amêndoas. *** A cobertura é apenas para o topo da torta. Se quiserem também para envolver os lados, dobre a quantidade.

Intruções:
Faça a massa:
Amorne o leite, junte o açúcar e o fermento. Deixe descansar por dez minutos. Enquanto isso, numa outra vasilha, junte a manteiga com a farinha e, misturando com os dedos, forme uma farofa. Faça um buraco no meio e aí deposite as gemas, baunilha, creme azedo e por último a mistura do leite com o fermento. Misture a massa de dentro para fora(com batedeira, ou manualmente), amassando o suficiente até formar uma massa homogênea e elástica. Cubra-a com um pano e deixe-a descansar por 15 minutos. Agora prepare o recheio, batendo as claras em neve e juntando o açúcar aos poucos, até dar o ponto de suspiro. por fim, envolva delicadamente as nozes. Reserve.

Pré-aqueça o forno à 170ºC. Forre uma forma de 20 cm x 30 cm com papel manteiga. Reserve.
Divida a massa da torta em três partes iguais. Abra a primeira, com a mão o com o rolo, de maneira que forre o funda da forma desejada(a minha massa ficou com cerca de meio centímetro de espessura). Pincele-a com 3 colheres de a geléia de damasco e cubra com a metade do recheio de nozes. Repita a operação, terminando com a terceira camada de massa. Fure o topo com o garfo e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até ficar dourada. A torta vai crescer bastante, mas irá desinflar um pouco enquanto esfria. Tire a torta do forno e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso prepare a cobertura. Derreta a manteiga com o açúcar. Reserve. Derreta o chocolate em banho maria, ou no microondas(em temperatura baixa, para não queimar!). Todos os ingredientes, formando uma pasta brilhosa. Espalhe sobre a torta. Serve morna ou temperatura ambiente.

Dica: Há a opção(como eu fiz) de desformá-la e usar o lado de baixo, que é mais lisinho, para usar como o topo com cobertura. Pode-se também serví-a na fôrma(escolha uma bem bonita), torna tudo mais fácil, mas também é mais informal.

-->
This div height required for enabling the sticky sidebar