Aqui nos Estados Unidos estamos em pleno inverno e para dias frios nada como comidinhas reconfortantes e um pouco mais calóricas. Então, para o Dia de Natal resolvi fazer uma Torta de Nozes. Me basiei numa receita da minha tia N.
Como já fazia muito tempo que eu não fazia esta torta e a receita do pão-de-ló não especifica o tamanho correto da forma, temperatura do forno e tempo de cocção, resolvi, desta vez, usar outra receita para a massa. É a mesma que utilizei no meu bolo de aniversário. Só fiz algumas pequenas alterações para que se tornasse uma massa com sabor de baunilha. A receita do bolo de aniversário está aqui.
A torta fica alta, pois são três camadas. A massa é ultra fofa. Desta vez não coloquei nenhum tipo de calda para molhar a massa, mas na próxima vez, quero colocar. O recheio é tudo de bom, daqueles de se comer ajoelhada. Como chantilly utilizei cool whip com sour cream, mas pode ser substituído por qualquer outro da preferência de cada um. E para enfeitar coloquei apenas nozes picadas sobre o topo, a fim de conferir um visual clean e elegante à torta.
Ingredientes:
Massa: Óleo em spray
1 colher sopa de farinha para bolo (cake flour)*
1 1/4 xícaras de açúcar, divididas
2 1/2 colheres chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
7 colheres sopa de óleo de canola (usei de milho)
1/3 xícara mais 3 colheres sopa de água
1 colher de essência de baunilha
3 gemas (passei pela peneira)
8 claras
1 colher chá de cremor tártaro
Recheio:
250 g de açúcar
200 g de manteiga sem sal
2 gemas
100 g de nozes moídas ou picadas
2 colheres sopa de chocolate em pó (usei cacau 100%)
1 colher chá de café bem forte
1 lata de creme de leite sem soro
Cobertura:
2 xícaras de fat-free whipped topping descongelado
2 colheres sopa de sour cream
Nozes picadas (opcional)
Massa:
Recheio:
Bater bem na batedeira o açúcar com a manteiga. Adicionar as gemas e continuar batendo. Acrescentar os demais ingredientes, sendo, por último o creme de leite.
Cobertura:
Montagem:
Rendimento: 16 fatias
Notas:
- Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:
- O recheio é bem rendoso e quem não gosta de camadas muito fartas, pode fazer a metade da receita se preferir.