Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite de côco, o óleo, as gemas e a essência de côco. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.
Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Dividir a massa entre 2 formas redondas de 20 cm (8 inches) untadas, cobertas com papel manteiga untado e enfarinhado.
Assar por cerca de 20 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.
Calda:
Numa vasilha pequena misturar o leite e a essência de côco. Reservar.
Recheio:
Numa panelinha, em fogo baixo, esquentar as claras por exatos 1 minuto e 15 segundos. Colocar as claras na batedeira e bater em neve até ficarem em ponto firme. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Desligar a batedeira e acrescentar o creme de leite e o côco e misturar até que todos os ingredientes estejam encorporados. Tapar a vasilha com papel filme e refrigerar até a hora de utilizar.
Montagem:
Colocar uma das massas de bolo sobre o prato de serviço. Furar a superfície com um palito e espalhar metade da calda. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda massa de bolo, que também deve ter sido furada com palito e umedecida com o restante da calda. Por cima espalhar a cobertura, cobrindo bem toda a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula. Por cima, espalhar um pouco de côco ralado. Manter refrigerado.
Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.
Nota:
Mais informações sobre o buttermilk, aqui.