O fim de semana teve algum calor e sol. Teve a rotina habitual dos nossos sábados de manhã: piscina do Zé Maria e ida ao Mercadinho Biológico do Botânico. Teve a festa de anos do afilhado mais novo e um bolo dos Piratas feito pela madrinha, com muito amor e carinho. Teve direito a cozinhar muito pouco, quase nada. O domingo foi calmo, com muita sorna, sofá e um bebé muito dorminhoco….
Mas entretanto chegamos à segunda feira, suspiramos pelas férias que ainda não chegaram. Suspiramos pelas manhãs cheias de sol que, por aqui começam invariavelmente muito frescas e bastante nebuladas. E suspiramos pelo que fazer com os muitos pêssegos e ameixas que abundam na nossa cozinha, trazidas pelo avô e pelos sogros.
Hoje começamos com uma sugestão doce, uma tarte com muita fruta e pouco mais, para a sobremesa ou para um lanche mais demorado.
Ingredientes:
1kg de pêssegos e ameixas cortados em pedaços e sem pele e caroço (eu aproveitei algumas fruta que estava tocada…)
1 colher de sopa de canela
140g de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de farinha
Raspa de 1 limão
1 rolo de massa quebrada pronta a usar (pode fazer a sua própria massa)
Preparação:
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e pique-a com um garfo. Leve a massa a cozinhar cerca de 20 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.
Entretanto prepare o recheio. Num taça coloque a fruta e misture o açúcar, a canela e a raspa de limão. Envolva depois a farinha.
Entretanto retire a massa do forno e coloque a mistura da fruta sobre a massa.
Leve novamente ao forno, cerca de 45 minutos ou até a tarte estar cozinhada e o recheio da fruta firme.
Sirva depois de arrefecida com natas batidas, iogurte grego ou uma bola de gelado.
Bom Apetite!