Hit enter after type your search item

Ufa! Estou de volta novamente depois que o calorão nos deixou! Andei comprando muitas frutas ultimamente e dei férias ao forno! 🙂 Afinal o Verão é a estação que aparecem as mais diferentes frutinhas e adoro comê-as ao natural! Aí comprei uns mirtilos, mas estes não tive coragem de comer… Ficam tão lindos num bolo, torta ou muffins… Eles acabaram me inspirando! Encontrei uma receita bacana e fácil que pode também ser feita com outras frutas, de preferência as mais coloridinhas, como morango, cereja, ameixa, etc. A massa é uma só, tanto para a base, quanto para a farofinha, e apesar de levar quase bastante manteiga, não a achei pesada. Um abraço e boa semana!

TARTE DE MAÇÃS E MIRTILOS
Fonte: adaptada do All Recipes
Rendimento: forma rasa de 30 cm ou tabuleiro médio

Ingredientes para a massa:
1 xícara* de açúcar
1 colher de chá de fermento químico em pó
3 xícaras de farinha de trigo
215 gr. de manteiga, gelada em pedacinhos
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo

Recheio:
300 gr. de mirtilos
2 maçãs grandes
1/2 de xícara de açúcar ou à gosto
suco e casca de 1 limão
4 colheres de chá de amido de milho(Maizena)

*Xícara = 240 ml

Instruções:
Pré- aqueça o forno à 170ºC. Unte apenas com manteiga a forma desejada e reserve.

Misture todos os ingredientes para a massa, exceto o ovo. Amasse até formar uma farofa. Depois adicione o ovo e amasse até formar uma massa homogênea. Todo esse procedimento poderá ser feito manualmente ou com a máquina usando o acessório para massa de pão. Use a metade da massa para cobrir só o fundo da forma. Leve a forma e o restante da massa à geladeira por 20 minutos.

Enquanto isso pré-aqueça o forno à 170ºC. Lave e escorra os mirtilos, descasque e corte as maçãs em cubinhos. Num vasilhame, misture o suco de limão, a casca ralada, o amido de milho e o açúcar. Junte as frutas e mexa delicadamente cobrindo-as com o líquido. Derrame o recheio na forma com a massa e com a metade da massa estante, retire pedacinhos entre os dedos e jogue-os por cima das frutas, até cobrir a tarte uniformemente, mas deixando espacinhos. Leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até ficar dourada. Sirva morna com sorvete ou fria pura ou com chantilly. Bom apetite!

This div height required for enabling the sticky sidebar