A massa desta tarte é a da já conhecida, testada e aprovada Tarte de Maçã da Vóvó Donalda (Apple Pie) e da Tarte de Pêras com creme. e fica crocante (ver notas no final da receita).
Desta vez surgiram as maçãs reinetas aromatizadas com cardamomo. Dependendo da variedade de maçã, a tarte adquire diferentes personalidades, esta encorporou os sabores do Outono.
Fica ao gosto de cada um o açúcar que se pode juntar à maçã. Para lhe realçar o sabor 1-2 colheres (sopa) de açúcar chegam, deixando o acre da reineta para ser degustado. Para os gulosos, juntar um pouco mais de açúcar.
É uma tarte bem simpática, que acompanhei com um pouco de creme de baunilha, de compra ou custard, ou mesmo uma bola de gelado para contrastar o doce do creme com o sabor da maçã não açucarada.
Aqui em casa não se dispensa uma tarte de maçã para o fim de semana.
Fiz assim…
TARTE DE MAÇÃ REINETA COM CARDAMOMO / APPLE PIE WITH CARDAMOM
INGREDIENTES
Para a massa:
200g de farinha de trigo sem fermento
1-2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
150g de manteiga fria cortada em pequenos cubos
1-2 colheres (sopa) de água fria
Para o recheio:
6 maçãs reinetas descascadas
3 cápsulas de cardamomo-verde (usar as sementes)
2 colheres (sopa) de açúcar
PREPARAÇÃO
Misturar a farinha com o açúcar e sal. Acrescentar a manteiga aos cubos e com o misturador de massas areadas, vai-se misturando a manteiga com a farinha. Deverá ficar como areia solta. Acrescenta-se a água aos poucos, e mistura-se com uma colher de pau, até formar uma bola que não pegue. Reserva-se no frigorífico.
Num almofariz esmagar as sementes de cardamomo com o açúcar.
Cortar as maçãs aos cubos ou gomos grosseiros. Envolver numa tigela a maçã com o açúcar e cardamomo.
Dividir a massa em 2 porções (uma ligeiramente maior que a outra), esticar a 1.ª porção e forrar a tarteira (26cm). Colocar a maçã.
Esticar a 2.ª porção da massa, decorar o topo com um corta massas ou corta topos de tartes e colocar em cima da tarteira. Com os dedos ou com os dentes de um garfo, fechar as duas porções de massa. Pincelar com leite e levar ao forno a 180ºC (pré-aquecido) até que fique dourada.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
– Usei uma margarina bem amarela, da marca Chefe, por isso a massa ficou mais amarela, como se levasse gemas;
– A maçã pode ser aromatizada com o vidrado de citrinos, canela, ou outras especiarias;
– Descascar e cortar a maçã mesmo antes de a dispor na tarte para não ficar negra (oxidada) ou então salpicá-la com sumo de limão;
– Para garantir que a massa fique seca, crocante e quebradiça, deve-se colocar a água apenas depois de a farinha estar bem misturada com a margarina, pois se não a água hidrata a farinha e esta fica macia. Para além disso os cortes no topo deixam escapar o vapor da maçã não humedecendo a massa, pode ser usada uma chaminé de tartes.