Hit enter after type your search item

Ontem fui às compras e me deparei com maçãs brasileiras! Sabe, aqui não é muito comum encontrarmos produtos brasileiros nos supermercados. Exceção feita aos nossos limões, que se popularizaram, devido à moda da Caipirinha. Nessas horas sempre lembro-me de uma amiga taiwanesa que tinha no passado, que só comprava macarrão miojo produzido em Taiwan! Dizia que era “para dar uma força à indústria do seu país”! 🙂 Talvez por causa desta lembrança, tenho sempre o impulso de comprar tais produtos brasileiros e foi o que fiz. As maçãs tinham um nome comercial horrível de “Samba Apples”, mas reconheci como sendo as maçãzinhas produzidas no Sul, que no Rio chamávamos de “argentinas”. Não sei se elas são de uma espécie distinta ou são apenas mini-gala, como aparentam. Enfim, tive a idéia de fazer com elas um bolo simples e aí está!

A receita veio de um livrinho lindo, mas ainda tem muito a ser explorado e testado aqui! Ela está no capítulo de “bolos rápidos” e realmente é facílima de fazer! Incrivelmente a massa não leva fermento, o que atiçou a minha curiosidade! A massa fica bem molhadinha, por causa da quantidade de maçãs, mas ao redor fica dourada!

Recomenda-se servir este bolo morno como sobremesa depois de uma refeição leve. Acho que ficaria fantástico acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha. Estou postando só a metade da receita, que serve bem três pessoas, sem o acompanhamento do sorvete, claro. Se quiserem usar uma forma redonda de tamanho normal, dobre a receita. Uma boa semana para vocês!


BOLO MORNO DE MAÇÃ ITALIANO (Tarta di mele)
Rendimento: 6 fatias / 3 a 4 porções (Tabuleirinho de 20 cm)
Fonte: Kuchen Backen (GU)
Ingredientes:
50 gramas de manteiga derretida
1 ovo
50 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar
50 ml de leite
350 gr./400 gr. de maçãs (2 0u 3 pequenas)
suco de limão(não usei)
casca ralada de limão (opcional)
1/4 de fava de baunilha/açúcar baunilhado/extrato de baunilha
Intruções:

Pré-aqueça o forno à 175ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda (ou um tabuleirinho)de 20cm. Derreta a manteiga e espere esfriar antes de utilizá-la.
Descasque as maçãs, tire os miolos e corte-as em fatias finas, ou faça como eu e utilize o cortador de legumes para cortar fatias bem fininhas. Misture-as com o suco de limão e reserve-as.
Num vasilhame, bata o ovo com o açúcar até formar um creme claro. Adicione a manteiga derretida. Junte a baunilha, a casca de limão. Adicione o leite e a farinha alternadamente e bata até formar um creme homogêneo. Despeje a massa no tabuleiro, cubra com as maçãs, apertanto um pouquinho para misturar à massa. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até ficar douradinho. Sirva morno.
This div height required for enabling the sticky sidebar