A receita veio de um livrinho lindo, mas ainda tem muito a ser explorado e testado aqui! Ela está no capítulo de “bolos rápidos” e realmente é facílima de fazer! Incrivelmente a massa não leva fermento, o que atiçou a minha curiosidade! A massa fica bem molhadinha, por causa da quantidade de maçãs, mas ao redor fica dourada!
Recomenda-se servir este bolo morno como sobremesa depois de uma refeição leve. Acho que ficaria fantástico acompanhado de uma bola de sorvete de baunilha. Estou postando só a metade da receita, que serve bem três pessoas, sem o acompanhamento do sorvete, claro. Se quiserem usar uma forma redonda de tamanho normal, dobre a receita. Uma boa semana para vocês!
BOLO MORNO DE MAÇÃ ITALIANO (Tarta di mele)
Rendimento: 6 fatias / 3 a 4 porções (Tabuleirinho de 20 cm)
Fonte: Kuchen Backen (GU)
Ingredientes:
50 gramas de manteiga derretida
1 ovo
50 gramas de farinha de trigo
100 gramas de açúcar
50 ml de leite
350 gr./400 gr. de maçãs (2 0u 3 pequenas)
suco de limão(não usei)
casca ralada de limão (opcional)
1/4 de fava de baunilha/açúcar baunilhado/extrato de baunilha
Intruções:
Descasque as maçãs, tire os miolos e corte-as em fatias finas, ou faça como eu e utilize o cortador de legumes para cortar fatias bem fininhas. Misture-as com o suco de limão e reserve-as.
Num vasilhame, bata o ovo com o açúcar até formar um creme claro. Adicione a manteiga derretida. Junte a baunilha, a casca de limão. Adicione o leite e a farinha alternadamente e bata até formar um creme homogêneo. Despeje a massa no tabuleiro, cubra com as maçãs, apertanto um pouquinho para misturar à massa. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até ficar douradinho. Sirva morno.