Hit enter after type your search item

Cá em casa nunca pode faltar a sopa…. Curiosamente aqui no blog só postei quatro, entre as quais a sopa de salsa, tradicional nesta zona.

Esta de que hoje vos falo foi feita com o que havia no frigorífico: uma vista de olhos rápida e verifiquei que tinha com que fazer um purezinho de legumes, mas nada de folhagem verde para acrescentar… Resolvi juntar à base algumas ervilhas congeladas.

A sopa foi então feita com:

4 batatas grandes
3 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
a parte branca de um alho francês que andava perdida
1 pedaço de abóbora “moganga”
2 chávenas de ervilhas congeladas
azeite e sal q.b.

Comecei por levar a panela ao lume com um fundo de azeite, juntei a cebola, o alho francês e os dentes de alho laminados. Deixei suar, juntei as cenouras, a abóbora e as batatas, tudo cortado aos cubos, e acrescentei água a ferver e sal “a olho”.
Quando tudo ficou cozido, reduzi a puré e rectifiquei os temperos. Foi então que me lembrei de umas fatias de presunto pouco curadas (e por isso por mim pouco apreciadas) que ainda havia, e resolvi pô-las a fritar na frigideira sem gordura alguma. O que resultou numa espécie de “telhas” de presunto que quebrei sobre os pratos ao servir. E não é que combinou lindamente com a sopinha?

E agora que falo nisto, acho que umas folhinhas de coentros também não ficariam mal…

This div height required for enabling the sticky sidebar