Eu ando um tanto afastada dos chás ingleses, porque convivo com uma família de frísios-orientais, que têm suas próprias tradições para o chá e até uma mistura especial de chá preto chamada Ostfriesische Mischung (mistura frísia-oriental), que é espetacular e recomendo à todos os fãs de chás! No entando, venho planejando fazer um encontro aqui em casa ao estilo inglês. Não sei ainda quando, talvez só no Inverno, mas tenho que começar a esperimentar algumas receitas e, aproveitando que anda fazendo um friozinho chato por aqui, pensei que seria uma boa oportunidade.
Esta receita é da famosa Dorie Greenspan. Aqui ela apresenta os tradicionais scones de forma diferente, já com a geléia dentro! Achei genial! A massa é rápida e fácil de fazer e tem um gostinho amanteigado, que é um vício. Usei geléia de framboesas, mas acho que cai bem com qualquer outra. É recomendado que os escones sejam servidos ainda no mesmo dia, se possível ainda mornos. Realmente eles endurecem um pouco depois de frios, mas mesmo assim os achei deliciosos!
Tenham uma ótima semana!
Fonte: Dorie Greenspan, no blog The Cook’s CollectionRendimento: 24 escones
Ingredientes:
3 xícaras* de farinha de trigo
1/3 de xícara de açúcar
2 e 1/2 colher de chá de fermento químico
1/2(meia) colher de chá de bicarbonato**
3/4 de colher de chá de sal
180 gr. de manteiga gelada, em pedacinhos
1 xícara de leitelho(buttermilk)***
1 colher de sopa de casca ralada de laranja ou limão
açúcar em pérolas para salpicar (adicionei por minha conta)
Recheio:
4 colheres de sopa(ou à gosto) de geléia de sua preferência
ou
manteiga derretida + açúcar + frutos secos picados
* xícara = 240 ml
** Se não tiver bicarbonato em casa, pode retirá-lo da receita e usar apenas leite comum, no lugar do leitelho. No entanto, os scones ficarão menos fofos.
***Outra opção é adicionar uma colher de chá de suco de limão ou vinagre ao leite, e deixar repousar por 5 minutos, antes de usá-lo. Neste caso, use o bicarbonato.
Instruções:
Pré-aqueça o forno a 170ºC (originalmente 220ºC, mas acho a temperatura muito alta). Unte um tabuleiro grande (ou forre com papel manteiga). Misture os ingredientes secos. Agora junte a manteiga gelada e, com a ponta dos dedos (ou acessório para pães da batedeira), transforme esta mistura numa “farofa”. Com a ajuda de um garfo, vá misturando enquanto adiciona o leitelho/leite, até a massa encorporar. Agora manualmente, amasse a massa por cerca de 5 minutos ou até ela se formar. Ela permanecerá com um aspecto empelotado, mas é assim mesmo! Não amasse demais!
Numa superfície enfarinhada, divida a massa em duas partes. Abra cada uma mais ou menos com 30 cm de comprimento e 15 cm de largura. Espalhe o recheio, sem tocar as pontas. Enrole como para rocambole (Pt: torta) e feche a abertura. Vire o rocambole para baixo e corte em pedaços de mais ou menos 2,5 cm de largura. Coloque-os no tabuleiro reservado com os lados cortados virados para cima e achate-os um pouco, formando caracóis. Asse por cerca de 20 minutos (ou 10 minutos, se usar os 220ºC), ou até ficarem corados e crocantes por fora. Para ver se estão prontos, toque-os na superfície. Ela deve estar durinha. Sirva mornos.
Dica: Esta receita pode ser congelada! Para isso, asse os scones e congele-os depois de frio. Eles permaneceram frescos por 1 mês. Para usá-los, descongele-os até chegar à temperatura ambiente e depois asse-os por 5 minutos.