Hit enter after type your search item

O evento do Colher de Tacho deste mês tem a beterraba como rainha. Apesar de não ser meu legume favorito, não quiz deixar de apresentar uma sugestão, mesmo que simples.

Quando eu era criança adorava comer beterraba para ver o arroz se tingir de rosa e até queria comer mais por isso. Sempre adorei as cores. Hoje, quando como beterraba, acabo me remetendo inevitavelmente àqueles tempos de inocência.
Sempre comi beterraba do mesmo jeito: Cozida e temperada com sal e vinagre branco. E o mais engraçado é que sempre vi todo mundo fazer a mesma coisa, ou seja, comer como salada. Parece pouco explorada pela maioria das pessoas.

Bem, eu me incluo entre a maioria, pois nunca me preocupei muito em explorá-la, até porque sou a única que come aqui em casa, de vez em quando.

Já ouvi falar da famosa sopa russa, mas confesso que não me apetece, apesar do visual atraente. Também sei que utilizam em bolos de chocolate para ressaltar a cor, mas nunca provei e fico com receio de fazer e não gostar.

Resumindo a ópera, acho que prefiro ficar no hall das saladas no que se refere à beterraba, pois são fáceis de fazer, leves e combinam com o verão.

Encontrei esta saladinha no Epicurius e resolvi experimentar para variar, pois adoro frutas e queijos em saladas e esta com certeza me conquistou!


Ingredientes:

2 colheres sopa de mel
2 colheres sopa de vinagre de maçã
2 colheres sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino
500 g de beterraba ou 2 latas de beterraba fatiadas
1 maçã Fuji
1/4 xícara de blue cheese
1-2 colheres chá de salsa picada

Blue Cheese


Modo de Preparar:

1) Fazer o molho: Misturar o mel, vinagre e o óleo. Temperar com sal e pimenta. Reservar.

2) Cozinhar a beterraba. Quando estiver macia, remover a casca e cortar em fatias. Se usar enlatada, enxaguar e drenar a beterraba.

3) Cortar a maçã em fatias.

4) Misturar a beterraba e a maçã com o molho, cobrindo bem. Por cima colocar o queijo e a salsa.


Notas:

  • Eu prefiro a beterraba fresca, mas desta vez utilizei a em lata.
  • Infelizmente não encontrei o blue cheese no supermercado, então, coloquei muzzarela cortada em cubos pequenos. Não é a mesma coisa, pois os dois queijos são completamente diferentes, mas queria que a minha salada não deixasse de ter o toque do queijo. E ficou muito gostoso também.
  • Sugiro que a salada seja servida bem gelada, pois realça muito mais o paladar.

This div height required for enabling the sticky sidebar