A inspiração para este risotto veio do blog Outras Comidas onde consta uma receita de risotto com arroz carolino. O risotto típico é feito com arroz arbório, carnarolli ou roma mas fica igualmente delicioso com carolino que é perfeito para arroz malandrinho e daí também ser bom para risotto.
Infelizmente, o risotto só está cremoso assim que fica pronto. Quando se tira fotos no dia seguinte, fica estranho, sem aquele ar cremoso de risotto acabado de fazer. O sabor é fantástico e o arroz carolino absorve os sabores maravilhosamente.
Ingredientes:
50 g de queijo parmesão
30 g de azeite virgem extra
1 dente de alho
50 g de cebolas ou chalotas
1 c. chá de caldo de legumes caseiro
40 g de vinho branco
900 g de água
300 g de Arroz Carolino da Lezíria Ribatejana IGP
1 c. chá de sal gourmet Loja do Sal
pimenta q.b. Suldouro
50 g de avelãs
50 g de amêndoa laminada DIA
80 g de ananás desidratado Drybits
Preparação Thermomix-Bimby:
Colocar no copo o queijo e ralar 10 seg/ vel 9. Retirar e reservar.
Colocar no copo o azeite, o alho e a cebola e picar 5 seg/ vel 5. Se necessário, repetir.
Juntar o caldo de legumes, o vinho, a água, o arroz, o sal e a pimenta, envolver bem com a espátula e cozer 10 min/ 100º/ rotação inversa/ vel colher.
Envolver com a ajuda da espátula para soltar o arroz do fundo do copo e cozer mais 6 min/ 100º / rotação inversa/ vel colher.
Adicionar o queijo ralado e envolver com a ajuda da espátula.
Servir quente.
tempo de preparação: 20min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: arroz