Há vida para além das douradas, dos robalos e do salmão. Com tanto peixe delicioso que podemos comprar acabamos muitas vezes a comprar sempre a mesma coisa, quase que num ciclo vicioso. Cá por casa também se compra dourada, robalo e salmão. Mas há tantos outros que fazem parte da nossa alimentação: a cavala, o carapau, o pargo, o peixe espada, a raia entre outros. A maior parte peixes de mar, ao invés da aquacultura de onde vem a maior parte do robalo, dourada e salmão que compramos.
Em dias especiais, peixes mais especiais (e mais caros…) salmonetes e cantaril, que gosto muito, tamboril, atum fresco, garoupa, corvina e por aí fora.
Com uma costa enorme e uma variedade de peixe tão grande é uma pena acabarmos sempre a comer os mesmos peixes. Pena tenho eu de não morar num sítio onde a variedade seja maior, e por isso é que me desforro quando estou de férias e posso ir até ao mercado comprar peixes diferentes e variados todos os dias, fresquinho e acabado de pescar.
Lembro-me agora que não tarda, começam as sardinhadas…. Enquanto isso não acontece, que tal esta receita de raia (um peixe delicado e delicioso e que não tem aquelas espinhas que tantos detestam…) para ir variando a ementa?
Ingredientes para 2 pessoas:
4 pedaços de asa de raia (já limpos e preparados)
2 dentes de alho
1 colher de sopa de salsa picada
1 lata pequena de tomate pelado
100ml de cerveja
1 cebola
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque a cebola e os dentes de alho. Corte a cebola em meias luas e lamine os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente depois a cebola e os dentes de alho preparados. Deixe começar a refogar e junte as postas de raia. Tempere com um pouco de sal e pimenta, e acrescente a salsa picada, o tomate pelado (e o molho da lata) partido em pedaços e a cerveja. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos até o molho estar apurado e já não saber a álcool. Se necessário retifique os temperos.
Sirva com batatinhas cozidas ou assadas e brócolos cozidos.
Bom Apetite!