No passado, nós aqui em casa gostávamos de ir à pizzarias, mas já não somos mais clientes destes restaurantes há tempos! Pizza congelada aqui na Alemanha faz maior sucesso e é incrível o número de marcas e dos sabores encontrados nos supermercados, mas eu passo longe por esta seção! 🙂 Desde que descobri há muitos anos atrás esta receita para a massa, faço sempre a pizza caseira, inclusive para receber amigos, com sucesso! Não estranhem as medidas da receita, que estão fora do padrão, pois eu as adaptei de medidas americanas. A receita original resulta em duas pizzas e ficaria difícil dividí-la, para quem não tem o copo medidor americano! O interessante aqui, é que a massa praticamente não descansa, só um pouquinho, enquanto você preprara um delicioso molho de tomates caseiro, e por isso, pode ser feita espontaneamente! Só se deve tomar um cuidado especial ao assá-la, porque não há uma temperatura certa pra todos os fornos. Só a experiência de cada um com o próprio forno vai aprimorar o resultado da pizza. Também tomar cuidado para não assar em forno muito quente ou passar do ponto, assim evitará que a massa fique seca ou dura. Claro, outro segredo é usar produtos frescos e de qualidade. Se seguirem estas poucas dicas, não há como falhar!
MASSA PARA PIZZA:
Rendimento: 1 pizza grande (mais ou menos 35 cm de diâmetro)
Ingredientes:(usar copo medidor em mililitros)
– +/- 350 ml de farinha de trigo (e mais um pouco para dar o ponto e polvilhar)
– 2 e 1/2 col. de chá de fermento para pães desidratado/ ou 15 g. de fermento fresco
– 150 ml de água morna
– 1/2(meia) col. de sopa rasa de açúcar
– 1 e 1/2 col. de sopa de azeite de oliva extra virgem
– 1/2(meia) col. de chá de sal
Intruções:
Na vasilha da batedeira, coloque a água, o fermento e o açúcar e deixe dissolver por cerca de 2 minutos. Adicione o sal e o azeite. Comece agora a bater com o garfo(acessório) para pães e adicione de uma vez a farinha de trigo. Misture bem, até formar uma massa homogênea. A massa normalmente fica um pouco mole, por isso adicione aos poucos 1 colher de farinha de trigo e incopore. Repita a operação, até a massa desgrudar do fundo da vasilha, mas não exagere, pois a massa tem que estar ainda bem leve e macia. Reserve.
Enquanto isso, faça um molho de tomates(se usar molho pronto, deixe a massa descansar por 20 minutos). Pode-se usar tomates frescos ou em lata. Frite no azeite um pouco de cebola, alho, adicione os tomates e deixe ficar bem encorpado (pode usar um pouco de massa de tomates para encorpar). Coloque um pouco de açúcar, para quebrar a acidez, e depois prove o sal. Por fim, adicione as suas ervas preferidas (manjericão, orégano, etc). Reserve.
Pré-aqueça o forno à 160ºC (atenção, pois a temperatura poderá variar de forno para forno). Agora abra a massa num tabuleiro bem grande untado com azeite/óleo e farinha de milho, ou simplesmente cubra com papel manteiga (quem usar a base de pedra para a pizza, siga as intruções de uso).
Como eu abro a massa: segure a massa no ar, com as duas mãos rodando um pouco pelas pontas até formar um disco, médio. Coloque-a no tabuleiro e vá abrindo delicadamente com as mãos, apalpando a massa de dentro para fora, formando um círculo de cerca de 35 cm de diâmetro. Ficará uma expessura fina, mas irá crescer quando assada. Agora, com o dedo indicador, pressione mais ou menos 1 cm de distância da borda, em todo o redor, formando quase um “canal”(veja foto). Esse “canal” impedirá que o molho escorra. Pronto! Agora é só espalhar o molho de tomates, bastante queijo (cerca de 200 gramas) e os ingredientes da sua preferência! Assar por cerca(!) de 20 minutos, ou até o queijo, borbulhar(inclusive no centro) e ficar coradinho. Bom apetite!