Mais uma receita fabulosa do livro “as 100 mais famosas sobremesas do Mundo…
Pois o resultado final, na nossa opinião, foi fabuloso…. Adorámos
Para a massa quebrada:
200 gr farinha
125 gr manteiga
100 gr açúcar
1 colh chá açúcar baunilhado
4 gemas de ovo
1/2 colh chá sal
Para o recheio:
125 gr manteiga
40 gr pinhões
100 gr amêndoa ralada
135 gr açúcar
30 gr maisena
1 pitada sal
3 ovos
Além disso:
8 fomas para tartezinhas c/ 7,5 cm diâmetro
100 gr pinhões
açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Peneire a farinha para a massa quebrada, faça uma cova no meio e deite aí a manteiga aos pedaços, o açúcar, as gemas de ovo, a baunilha e o sal.
Amasse este preparado. Tape a massa com folha de alumínio e deixe-a a repousar 1 hora, no mínimo, no frigorífico. Com o rolo da massa, tenda-a até obter uma camada de massa com 3 mm de espessura. Com a carretilha, corte círculos de massa com cerca de 7,5 cm de diâmetro e, com eles, forre as forminhas, fazendo-os aderir bem às bordas. Corte a massa que sobrar.
Para o recheio, derreta 2 colh de sopa de manteiga e, continuando sempre a mexer, torre os pinhões em lume médio, até que fiquem com um tom ligeiramente dourado. Deixe arrefecer.
Derreta o resto da manteiga num outro tacho e guarde-a. Misture os pinhões, as amêndoas e o açúcar. Logo de seguida, adicione os ovos, um a um, batendo entre cada adição. O ovo seguinte só deve ser adicionado depois de o anterior ter sido absorvido na massa. Bata até obter uma massa espessa e fofa. Adicione e misture com cuidado o sal e a maisena. Logo de seguida, adicione a manteiga derretida, batendo de baixo para cima, e misture-a com cuidado.
Deite a massa nas forminhas. Coloque-as no tabuleiro e leve-as a cozer no forno quente a 190º C, durante 20 min, até que o recheio comece a adquirir uma certa consistência. Retire as formas do forno, espalhe rapidamente os pinhões por cima e volte levá-las ao forno, entre 15 a 20 min, a 160ºC. As tartezinhas têm de ficar bem douradas e o recheio deve ficar consistente. Vigie a cozedura para que elas não fiquem demasiado torradas. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó.