Receita tipicamente italiana, um molho aerado, meio trabalhoso, mas o aroma é único, você sente o cheiro do vinho branco o tempo todo, não virou a noite na geladeira lá de casa. Sucesso total garantia de muitos elogios, alem de ser pura sofisticação. Boa pedida para o natal, eu não consigo sair da ditadura da torta de bombom…..
Receita para três pessoas.
INGREDIENTES
4 pêssegos maduros bem lavados
1 biscoito champagne
6 gemas passadas na peneira
Açúcar cristal para a calda de caramelo – 1 xícara
2 xícaras de água para a calda
6 colheres de sopa de açúcar refinada
3 colheres de sopa de vinho branco
1 caixinha de creme de leite
Preparo:
Abra os pêssegos ao meio e retire a amêndoa. Sempre teremos uma parte com uma cavidade maior do que a outra. Reserve a parte com a cavidade maior. Das partes quase sem cavidade, reserve duas para moer com o biscoito e as outras com uma colher de sobremesa abram mais a cavidade. A essência da receita é rechear os pêssegos com a mistura de pêssego moído com o biscoito e cozinhá-los na calda açúcar ate ficarem moles.
Em um processador ou mesmo no liquidificador na função pulsar, iremos moer o biscoito com duas metades de pêssego. Fica uma farofa molhada. Recheie os pêssegos.
Faça a calda de açúcar ou caramelo, como preferir; coloque a açúcar em uma panela e mexa de ver em quando para não queimar as bordas e o meio ainda ter açúcar sem derreter. Assim que pegar a cor desejada, tem gente que prefere mais branquinha outra mais morena, fica a gosto. Acrescente as duas xícaras de água e deixe quieto ate ferver e borbulhar. Acrescente os pêssegos recheados e deixe cozinhar. Se necessário pode colocar mais água, ate que os pêssegos fiquem moles ao toque do garfo, mas para sua receita não ficar aguada, aconselho colocar água aos poucos, coisa de meia xícara. Reserve.
Agora que vem a parte trabalhosa, mas cheia de experiências sensoriais.
Para o molho Zabaglione
Prepare o banho maria em uma panela que caiba a sua tigela de metal, sem que a água do banho maria entre na mistura.
Peneire as gemas, misture com o açúcar – 6 colheres de sopa refinada e bata com um “fuê” em uma cumbuca de metal. Em principio parece que não vai dar certo, mas continue que o caminho é este mesmo.
Da mistura meio com cara de farofa, de vagar vai virando aguada, como um creme, você irá bater ate a mistura de gemas e o açúcar ficarem bege. Leve a mistura ao banho maria, nunca pare de mexer, acrescente o vinho banco e o creme de leite aos poucos, este creme começa a encorpar e fica aerado, leve… o importante é não deixar a mistura ferver, se preciso retire do banho maria, mas continue batendo. Cerca de 30 minutos você já tem um creme com uma consistência boa e cheio de bolinhas de ar por cima.
Arrumem em uma vasilha os pêssegos reservados, coloque um pouco da calda de açúcar que ficou no fundo da panela e cubra com o Zabaglione, coloque na geladeira por 2 horas e sirva.
Duvido que alguém consiga resistir e não repetir a sobremesa. Sofisticação com ingredientes simples que todo mundo tem na geladeira. Este molho é leve, não e tão pesado como a mistura de creme de leite e leite condensado. É uma das sobremesas favoritas lá de casa. Victor ate sugeriu entrar nas sobremesas de natal, mas meus sobrinhos já pediram e pediram, torta de bombom… Imagine só….não é nem viável fazer esta sobremesa tão trabalhosa para 30 pessoas… Concordo com as crianças…. Natal 2012 terá torta de bombom da Tia Claudia!!!!!!!!!!!!!! Os pêssegos recheados com Zabaglione pode ficar para ano novo, porque não!!!!!