Hoje trago um daqueles clássicos dos nossos petiscos. Uns peixinhos da horta. Há que aproveitar o bonito feijão-verde que se vê por aí à venda, mas também os almoços de petisco (estes serviram para abrir a temporada no quintal da minha mãe) e de grelhados, sem hora para acabarem, com um tempo delicioso e a brisa quente no ar. Para acompanhar apenas acrescentei um molho de alho. Aqui deixo a sugestão:
300 a 400g de feijão-verde
1 ovo pequeno
½ copo de água
100g de farinha
1 colher de café de sal marinho
Pimenta preta moída na hora a gosto (opcional)
Óleo para fritar
Para o molho
1 iogurte natural
2 colheres de sopa de maionese
1 colher de sobremesa de mostarda doce
1 colher de chá de alho em pó
Hastes de cebolinho a gosto
1 pitada de sal fino
Começar por tirar os fios (com os descascadores de batatas é num ápice!) e as pontas do feijão-verde. Se o feijão for muito comprido cortar ao meio cada um deles. Colocar um tacho com água e uma pitada de sal ao lume. Quando a água estiver a ferver, juntar o feijão e deixar por 2 ou 3 minutos. Retirar do lume, escorrer muito bem e deixar arrefecer.
Enquanto o feijão arrefece, preparar o polme, juntando todos os ingredientes e batendo com um garfo. Deixar repousar uns minutos.
Colocar o óleo a aquecer. Quando estiver bem quente passar o feijão pelo polme e colocar no óleo uns quantos de cada vez (não convém fritar muitos ao mesmo tempo para não se colarem). Retirar do óleo e colocar sobre papel absorvente.
Para o molho juntar todos os ingredientes e mexer. Conservar no frigorífico até à hora de servir.
Depois é só ir molhando os peixinhos no molho e comer!
Bom apetite!