A Páscoa está a chegar e começam os preparativos para esta época do ano de que gosto muito.
Depois da sugestão de ontem, aqui fica hoje mais uma receita que é muito apreciada por nós.
Um género de folar doce, e que fica super fofinho. E aqui, acredito que o segredo é mesmo a Maizena que lhe confere essa textura, assim como o amor colocado na hora de o amassar e entrançar…
![]() |
Prato da colecção Arborescence Revol |
1 pacote de fermento seco Vahiné (4.6gramas)
1 1/4 cháv. de leite morno
1 pitada de sal
1/3 cháv. de manteiga, à temperatura ambiente
2 ovos, ligeiramente batidos
1/2 cháv. de açúcar
4 cháv. de farinha
1 ovo batido com 1 colher de chá de água, para pincelar no final
Para a decoração:
Amêndoas Vieira Paris
Açúcar dourado Vahiné
Misture numa tigela,o fermento com o leite, o sal, a manteiga, os ovos e o açúcar.
Acrescente 2 chávenas de farinha e bata na batedeira até ficar homogéneo, com o acessório da pá. Com a batedeira em velocidade baixa, continue a adicionar lentamente o resto da farinha assim como a MAIZENA, até obter uma massa moldável. Mudar para o acessório gancho e continue a amassar em velocidade baixa até a massa ficar lisa e elástica (convém que fique ligeiramente pegajosa). Adicionar mais farinha se necessário até ficar desse modo.
Transfira a massa para uma tigela oleada e cubra com película aderente e deixe que aumente de volume em lugar quente e seco e sem correntes de ar, por cerca de 1 hora.
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Reserve.
Retire entretanto a massa da tigela e coloque-a numa bancada de cozinha enfarinhada e divida-a em 5 pedaços iguais. Enrole cada pedaço e forme tranças e de seguida, junte as extremidades, pressionando as pontas.
Coloque no tabuleiro do forno forrado com o papel vegetal, cubra com um pano limpo e deixe crescer novamente até quase dobrar novamente, pelo menos mais 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele os folares com o ovo, coloque as amêndoas Vieira no centro de cada pãozinho, pressionando levemente para baixo para as fixar.
Leve ao forno a cozer, por 20 a 25 minutos, até dourarem.
Prato da colecção Arborescence Revol Espero que gostem de mais esta sugestão Pascal e acreditem que ficam com um pãozinho delicioso e muito fofo. |