Hit enter after type your search item

Hoje não tenho estorinha para contar! Talvez a coisa mais legal que aconteceu foi a ter a oportunidade de fazer muitos pães para a “Festa de Verão” que aconteceria no trabalho do marido. Estava sentindo falta de colocar as mãos na massa! E porque comprei um pacote de farinha de espelta, para fazer uma bolo fantástico (receita de um blog amigo, aguardem!), resolvi usá-la em parte para adaptar uma receita antiga para baguetes! O resultado foi ótimo! A princípio a casquinha dos pães parecem duras, mas depois que saem do forno elas amaciam e os pães ficam muito parecidos com a textura dos pães do Subway, com a vantagem de serem mais saudáveis! 😉 Os pãezinhos ficam ótimos para sandwiches ou para servir num churrasco ou festinha! A farinha de espelta além de saudável, é mais fácil de ser digerida do que a farinha de trigo. Se vocês ainda não a usaram, vale a pena experimentá-la! Beijos!

PÃEZINHOS COM FARINHA DE ESPELTA
Rendimento: 12 pãezinhos de 50 gramas cada, ou uma baguete grande

Ingredientes:
1 xícara* de água morna
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de espelta**

Cobertura opcional:
1 clara
sementes de papoula, gergelim(sésamo), etc, opcional

*1 xícara = 240 ml

** comprei a refinada(630), porque achei que ficaria melhor para o bolo que planejava, mas quem quiser pode tentar também com a integral


*** Espelta (Port)= Spelt(Ing) = Dinkel(Al)

Instruções:
Numa vasilha, dissolva o fermento na água, já com o açúcar e o sal. Deixe a mistura descansar cerca de 10 para ver se o fermente está bom. Se a mistura não estiver borbulhante, ele está estragado, portanto recomece com outro fermento.

Quem fizer à mão terá que numa outra vasilha, juntar as farinhas e fazer um buraco no meio(como um vulcão) e ir alí depositando a mistura do fermento, incorporando até formar uma massa e aí juntando um pouco mais de farinha se for necessário. Amasse por uns 10 minutos até formar uma bola não muito grudenta e homogênea.

Quem fizer à máquina, deverá usar o acessório para pães e juntar a mistura da farinha de uma só vez. Amassar bastante formando até ficar homogênea e juntar um pouco mais de farinha, se necessário, até a massa desgrudar ligeiramente das paredes da vasilha.

Depois de pronta, a massa vai para uma outra vasilha, untada com um pouquinha de óleo. Cubra a vasilha com um pano limpo e deixe num lugar fora de correntes, ou como eu, deixe-a dentro do forno frio. Agora ela irá descansar por 1 hora(mínimo). Pode-se deixar mais tempo, se for necessário.

A massa deverá, no mínimo, ter dobrado de tamanho. Numa superficíe enfarinhada (pode-se usar novamente a máquina), amasse-a novamente. Se for iniciante, divida a massa em duas partes, para melhor poder amassá-la. Amasse-a o suficiente para tirar as grandes bolhas que se formaram. Deixe-a descansar por 10 minutos(mínimo). Agora prepare um tabuleiro grande e unte-o ou forre com papel apropriado. Divida a massa em 12 e coloque os pãezinhos em forma de círculo, deixando um pouquinho de espaco entre eles. Cuba com um pano limpo e deixe num lugar sem correntes por 30 minutos. Pré aqueça o forno à 180ºC e coloque uma vasilha com água fervente no fundo deste. Pincele os pães com uma clara batida com um pouquinho de água
e cubra-os com os grãos desejados, ou deixe-os puros. Asse-os por cerca de 20 minutos ou até ficarem corados. Bom apetite!

This div height required for enabling the sticky sidebar