Li também que na verdade essa tradição se originou na Idade Média, quando nessa época, distribuía-se pães para os penitentes e doentes, que não podiam receber a Eucaristia… Bem, para encurtar a estória, e a melhor parte é que o homenzinho, quando virado de cabeça para baixo se transforma! Então você vê uma cabeça com chapéu de bispo! É também tradicional encontrá-lo “fumando” cachimbo, este que é encontrado à venda em alguns lugares por aqui, mas decidi fazer o meu não-fumante! 😀 O cachimbo seria uma adição dos últimos trezentos anos, cogita-se, para humanizar ou fazer piada com o santo. Blog também é cultura, minha gente! 🙂
Voltando à receita, essa massa é maravilhosa e vale a pena experimentá-la, mesmo que você não queira a associação religiosa do Stutenkerl. Assim, basta fazê-a modelada da forma que preferir ou também como pãezinhos normais. Salpicado de açúcar pérolado, fica também uma delícia! Bem, então mãos-à massa!
STUTENKERL
Fonte: Dr. Oetker Site
Rendimento: 6 Stutenkerl, de 18 cm a 20cm
Ingredientes:
200 ml de leite
100 gr. de manteiga ou margarina
500 gr. de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento biológico seco*
4 colheres de sopa de açúcar
1 pacotinho de açúcar baunilhado ou 1 col. de sopa
1 col. de chá rasa de sal
1 ovo inteiro
1 clara
Para o acabamento:
1 gema
1 ou 2 colheres de leite
algumas passas para decorar
*caso não encontrem o femento em pacotinhos, usem uma quantidade para o correspondente à 500 gr. de farinha.
Instruções:
Numa vasilha, misture em todos os ingredientes secos. Reserve. Separe a gema de um ovo misture a clara restante ao ovo inteiro, batendo levemente. Reserve. Esquente o leite e aí derreta a manteiga. Com a ajuda do gancho para pães, misture em velocidade baixa enquanto vai adicionando o ovo batico com a clara e a mistura do leite morno com a margarina. Depois aumente a velocidade e bata por cinco minutos, até formar uma massa homogêna e lisa. Deixe-a descansando coberta num lugar sem correntes, por pelo menos 1 hora (pode ficar mais horas, caso faça a massa cedo e planeje assá-la mais tarde).
Coloque a massa numa superfície ligeiramente enfarinhada e sove-a por uns minutos. Forme uma bola achatada eixe descansar por cinco minutos. Corte-a em seis pedaços iguais(triângulos, como para pizza). Vire a base do triângulo para cima e aperte-a, formando a cabeça; A ponta do triângulo que ficou para baixo, deve ser dividida ao meio, formando as pernas, que devem ser ligeiramente separadas; Por fim, corte as laterais do corpo em ângulo, formando os braços. Decore com as passas, formando os olhos e os botões. Aqui deve-se colocá-as bem fundo, ou caírão quando os pães crescerem! Deixe descansar por 20 minutos, num lugar morno ou sem correntes.
Enquanto isso, ligue o forno à 170°C. Misture bem a gema com o leite. Depois de passado os 20 minutos, pincele os pães com a mistura da gema e leve ao forno por cerca de 15 minutos, ou até ficarem dourados. Siva-os mornos, de preferência. Melhor consumí-los no mesmo dia. Bom apetite!!!