Pensando nas Festas Juninas do Brasil, resolvi fazer Mugunzá para experimentar. Em geral, utilizo o milho branco, mas, desta vez, quiz experimentar com o milho amarelo.
Utilizei a receita de sempre, apenas trocando o milho branco pelo amarelo. Ficou saboroso, mas eu confesso que prefiro o paladar do milho branco. No entanto, foi válido para poder conferir a diferença.
Como eu não tenho panela de pressão, cozinhei o milho numa crockpot, panela de cozimento lento, por 2 1/2 horas, nível alto OU 5 horas, nível baixo. Leva menos tempo que o feijão. Na panela de pressão eu não sei dizer quanto tempo leva para a canjica ficar pronta.
Uma ótima receita para se espantar a fome e o frio, se for servido quentinho.
Ingredientes:
xícara medidora: 240 ml
1/2 Kg de milho amarelo para canjica
5 xícaras de leite
Açúcar a gosto
1 pau de canela
6 cravos
Canela para polvilhar
Modo de Preparar:
Escolher e lavar o milho. Colocar numa panela crockpot e cobrir com água, deixando livre cerca de 2 dedos da borda de cima da panela para evitar transbordamentos. Deixar de molho de um dia para o outro. Cozinhar o milho durante 2 1/2 h, nível alto OU 5 h, nível baixo ou até ficar macio. Escorrer a água.
Numa panela grande colocar o milho cozido, o leite, o açúcar e as especiarias para cozinhar em fogo médio, até que o leite fique na consistência desejada. Não deixar secar demais. Quando estiver pronto, apagar o fogo e colocar numa tigela. Servir quente ou gelado, polvilhando canela a gosto.