Amanhã é dia de novidades aqui no blogue, pelo que hoje é dia de uma receita de bolinho para o fim de semana.
Tenho sempre frutos vermelhos congelados, framboesas ou mirtilos, que compro no verão e congelo para ir usando depois durante o inverno em bolos, batidos e outras preparações. E adoro usar em muffins, bolos ou panquecas.
Portanto surgiu a ideia de em vez de um bolo, fazer muffins. Há muito que não fazia estes bolos mais pequeninos ideais para por na carteira ou pegar e ir comendo pelo caminho.
A combinação com mirtilos e chocolate é deliciosa e a massa destes bolos além de muito simples fica deliciosa, fofa e nada seca. Apenas têm de ter atenção, porque os bolos com fruta tendem a estragar-se mais depressa, pois têm alguma tendência a fermentar.
Ingredientes para 12 muffins grandes:
375g de farinha com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
200g de açúcar
1 ovo
125ml de óleo de girassol
1 colher de sopa de extrato de baunilha
180ml de leite
200g de mirtilos congelados
100g de pepitas de chocolate (ou chocolate partido em pedacinhos)
Preparação:
Numa taça coloque a farinha, o fermento e o açúcar e mexa bem. Noutra taça bata o ovo com o óleo, o leite e o extrato de baunilha. Verta depois a mistura de ovo para a taça onde tem a farinha e mexa até estar combinado – não precisa de bater a massa em demasia. Junte depois os mirtilos e as pepitas de chocolate e mexa novamente até tudo estar combinado.
Forre um tabuleiro de queques com as forminhas de papel frisado e encha-as depois com a massa.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 a 30 minutos ou até os muffins estarem dourados.
Retire-os depois do forno e deixe-os arrefecer no tabuleiro durante uns minutos antes de os deixar arrefecer completamente numa grelha.
Bom Apetite!