Macarrão tipo Rigatoni recheado com frango e molho bechamel
Minha mãe já fazia há muito tempo, em uma família de sangue Italiano, massa é sempre uma boa pedida. Boa alternativa a lasanha. Prato único, mas que cai bem com um arroz branco, salada e uma carne assada ou um bife.
Rigatoni é uma massa versátil, parece um macarrão tipo “penne” só que mais largo aceita qualquer recheio, um curinga na cozinha. Fácil de fazer é cozinhar em água e rechear, colocar em um refratário cobrir com molho de sua preferência, levar no forno está pronto, pode ser feito com antecedência e enquanto conversa com seus convidados ele acaba de chegar ao ponto no forno.
INGREDIENTES:
250 grs. de rigatoni
2 litros de água para cozimento da massa
½ colher de sopa de azeite extra virgem
1 peito de frango temperado e cozido
Óleo para refogar o peito de frango
2 colheres de sopa de requeijão cremoso, aquele tipo que vem no copo
Colorau a gosto, cerca de ½ colher de sopa
1 Cebola pequena bem picadinha, reserve ¼ xícara para molho, o restante para recheio
2 colheres de sopa de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 caixinha de creme de leite
½ litro de leite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto (opcional)
Queijo ralado para gratinar, pode ser parmesão, mussarela, queijo minas, a gosto
PREPARO:
Desfie o peito de frango ou passe no processador. Refogue a cebola no óleo ate ficar meio transparente, junte o peito de frango desfiado, misture bem, acrescente o colorau, mexa até incorporar. Desligue o fogo e junte o requeijão cremoso. Misture bem, reserve. O recheio deve estar frio quando for rechear o rigatoni, coloque na geladeira enquanto a massa cozinha.
Coloque os 2 litros de água em um caldeirão e aqueça ate ferver junte o azeite e o Rigatoni. Deixe cozinhar por 7 minutos ou ate ficar “al dente”, escorra e jogue água fria para interromper o cozimento da massa. Escorra bem.
Com uma colher de sobremesa, aquelas bem pequenas coloquem o recheio dentro do rigatoni, primeiro uma extremidade depois a outra. Arrume em um tabuleiro ou pirex. Reserve.
Agora iremos fazer o molho bechamel ou molho branco como preferir. Derreta a manteiga, junte ¼ de cebola e refogue, não deixe queimar, junte o trigo e mexa bem, fica uma farofa e parece que não vai dar certo. Junte o leite aos poucos e mexa sem parar ate engrossar. Prove e veja se precisa de mais sal, pois a manteiga já tem sal, aqui pode colocar pimenta do reino, fica a gosto. O molho esta pronto quando engrossar. Misture creme de leite. Jogue sobre os rigatones recheados. Salpique queijo ralado e leve ao forno ate corar.