O post de hoje não era para ser este. Mas depois do pão de ontem, dos comentários aqui e no facebook, e os mails com o pedido da receita de leite de coco feito em casa, eu não poderia ignorar o que me estavam a pedir.
Faço leite de coco em casa, segundo a receita da avó do Miguel, que o faz para preparar tanto a Bebinca (bolo de camadas de Goa), como o seu pudim de coco e algumas receitas de caril. Segundo ela, tem de ser mesmo este leite de coco – principalmente para a bebinca e para o pudim de coco, porque aquele que compramos na lata não resulta tão bem. E foi exactamente por causa dessas receita que o preparei, e que fiquei com o tal subproduto – o coco que coei – e que preparei o pão de coco de ontem que originou aos pedidos da receita do leite de coco.
Este leite de coco também se pode fazer como alternativa ao leite normal, e sei que há quem esteja interessado na receita exatamente por isso mesmo. Em dietas/restruições alimentares sem aos lacticínios, e em que quem as segue prefere fazer soeu próprio leite – seja ele de amêndoas, coco ou até aveia.
A maioria de leite de coco que se encontra à venda – e não estou agora a falar do leite de coco em lata – mas o que é designado por bebida, é normalmente uma mistura de leite de coco e leite de arroz ou com outras misturas. Sim, esta poderá ser uma alternativa, para além de ficar mais económico.
Fica então a receita do leite de coco, tal qual o faz a avó Filomena para as suas receitas goesas!
Ingredientes:
200g de coco ralado (do normal, que se encontra à venda em pacotes)
1 litro de água.
Preparação:
Ferva a água. Coloque o coco num copo alto, ou numa taça e junte a água a ferver. Deixe em infusão pelo menos durante 30 minutos.
Ao fim desse tempo triture – com a varinha mágica, robot de cozinha ou liquidificador – tudo muito bem. Deixe repousar mais uns 30 minutos e volte a triturar tudo.
Coe o leite de coco e esprema muito bem todo o líquido que se encontra com o coco ralado.
Está pronto a utilizar ou guarde depois o leite de coco num recipiente no frigorífico e use de acordo com as necessidades. Poderá ter necessidade de o mexer, pois tal como o leite de coco de lata, ficará com uma parte mais sólida e outra mais líquida. Com o coco que sobrou, poderá usar para fazer biscoitos, bolachas, o pão de coco que publiquei ontem, barriras de cereais e ainda farinha de coco, tal como explicado na caixa de comentários da receita de ontem por uma leitora.
Bom Apetite!