Uma lasanha muito saborosa, lacto-vegetariana, uma alternativa à Lasanha de Soja, Milho e Manjericão ou à tradicional Lasanha à Bolonhesa.
Pode-se pensar que os garotos lá em casa não vão gostar, mas enganem-se. Para surepresa, esta lasanha é sempre bem-vinda aos pratos mais pequenos.
Enganem-se também se pensam que é muito trabalhosa, nada disso, dispensa até molho béchamel, está tudo incluído no recheio. A mistura de queijos, natas e leite dão a cremosidade necessária e humidade suficiente para cozer a massa.
Pode ser transformada numa lasanha light se escolher os ingredientes certos: mozzarela e requeijão magros, natas de soja, e leite magro.
A EM deu o mote e esta lasanha se fez na Passagem de Ano.
Fiz assim…
LASANHA DE ESPINAFRES, QUEIJOS E PINHÕES
INGREDIENTES
250g / 12 placas de massa para lasanha pré-cozida
750g de espinafres congelado
200g + 50g de queijo mozzarela ralada
100g de queijo parmesão ralado
1 requeijão
200ml de natas
200ml de leite
sal
pimenta
1 fio de azeite
30g de pinhões (ou nozes)
PREPARAÇÃO
Cozer os espinafres em água e sal. Escorrer, picar e reservar.
Aquecer uma frigideira anti-aderente. Colocar os pinhões e saltear até que fiquem brilhantes e louros. Reservar. (Se forem usadas nozes, saltar este procedimento)
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Numa taça desfazer, com um garfo, o requeijão. Acrescentar os restantes queijos (reservar as 50g de mozzarela) e as natas. Misturar bem.
Juntar o leite para liquefazer a mistura.
Combinar os espinafres.
No pirex escolhido, colocar o fio de azeite e uma camada de placas de massa.
Colocar uma camada da mistura de queijos e espinafre.
Sobrepor uma camada de massa e repetir o procedimento, até obter 4 camadas de cada.
Polvilhar com o queijo mozzarela reservado e distribuir os pinhões.
Levar ao forno 45min. a 180ºC.
NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
– Pode optar por folhas de lasanha sem pré-cozedura. Se assim for, cozer a massa numa panela/tacho largo, em água, sal e um fio de azeite/óleo, escorrer e reservar as folhas sobre um panho de cozinha húmido, sem sobreposição de folhas;
– Os espinafres que uso são congelados, são muito bons e muito mais baratos que os frescos. Se os espinafres a usar forem frescos, escolhidos ou embalados, colocar as folhas numa panela apenas com 1 fio de água no fundo e deixar cozer tapado, no vapor, 5min.;
– Pode ser acrescentada 1-2 colheres (sopa) de azeite, à mistura dos queijos. O azeite combina bem com os espinafres e com as massas em geral.