Hit enter after type your search item

Algum de vocês já experimentaram algo parecido? Sabe, há muitos meses atrás surpreedi-me com a confissão do blogueiro do Lootie & Doof, dizendo que este era seu bolo preferido! Fiquei curiosíssima claro, mas a copiei com um pouco de má vontade, porque a cobertura levava glucose (ou Karo), que eu não acho por aqui. Agora, procurando uma receita para usar um restinho de leitelho que tinha na geladeira, reencontrei-me com ela… O que fazer? Pensei nos vários leitores, que como eu, ignoram ou não tem acesso a tal glucose… De repente, tive uma boa idéia: Por que não procurar uma receita alternativa para cobertura de caramelo sem este ingrediente? Encontrei! Agora falando muito sério: Muito cuidado com esse bolo, porque é tremendamente viciante! A massa é saborosa e derrete na boca! Ah, para os que não querem fazer esta massa, aconselho-os assar as suas receitas para bolo simples ou Bolo Inglês preferidas e usar a cobertura de caramelo! Hummm… Já estou até vendo a cara de espanto de todos vocês! Boa semana!

BOLO DE BAUNILHA COM COBERTURA DE CARAMELO
Fonte da massa: Epicurius, feita pelo blog Lootie & Doof
Cobertura: About
Rendimento: 1 forma redonda de 20cm ou 22 cm

Ingredientes para a massa:
2 xícaras* e 2 col. de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
3/4 de colher de chá de bicarbonato
1/4 de colher de chá de sal
120 gramas de manteiga amolecida
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1 xícara de leitelho**

Ingredientes para a cobertura:
4 colheres de sopa de manteiga
1/4 de xícara de açúcar marrom claro
1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de creme de leite (natas)

*1 xícara = 240 ml
** Podem tentar substituir pela mesma quantidade de leite com uma colher de chá de suco de limão. Deixe descansar por 10 minutos. No entanto nesta receita o leitelho faz a diferença e por isso não posso garantir exatamento o mesmo resultado e sabor com a substituição.

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Unte uma forma redonda de 2o a 22 cm de diâmetro (ou escolha outra pequena, de sua preferência) e cubra só o fundo com papel manteiga. Reserve.

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, antes de medí-los. Meça e reserve a mistura. Num outro recipiente, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo. Adicione a baunilha e os ovos um a um, incorporando bem, até formar uma massa homogênea. Agora coloque um pouco do leitelho, bata e depois um pouco da farinha, alternando até terminar com os ingredientes. A mistura pode parecer um pouco talhada a princípio, mas depois se tornará uma massa fofa.
Coloque a massa na forma preparada e asse por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito bem no meio do bolo. Deixe-o esfriar completamente antes de virá-lo num prato. Retire o papel manteiga.

Agora faça a cobertura: Numa panela sobre fogo médio, derreta a manteiga e depois junte os dois açúcares. Sempre mexendo, deixe a mistura ferver até formar bolhas. Acrescente o creme de leite. Não pare de mexer! Deixe a mistura ferver e daí conte cerca de 8 minutos. Retire-a do fogo e deixe amornar para que engrosse. Mexa de vez em quando, para não formar película, até que ela esteja apenas morna. Derrame no bolo frio espere que a cobertura se assente, antes cortá-lo e serví-lo. Servir no mesmo dia, porque o caramelo embaça no dia seguinte. Deliciem-se!

Dica: Quem quiser pode fazer o teste de derramar um pouquinho (1 colher de chá) da cobertura num prato frio, porque assim ela esfria rapidamente e dá para ver perfeitamente sua consistêcia futura. Se não fizer isso, cobertura estará bem líquida e borbulhante e poderá confundir os iniciantes, que como eu, não estão acostumados a fazer caramelo ou caldas. 🙂


This div height required for enabling the sticky sidebar