Quando ouvi falar em geleia de ananás, fiquei logo, como se costuma dizer “com a pulga atrás da orelha”!
Que excelente maneira de aproveitar as cascas do ananás que habitualmente desperdiçamos, e que receita curiosa. A minha dúvida seria se a geleia ficaria presa, e quem me deu a receita garantiu que sim.
A minha experiência. resultou bem em termos de sabor, mas achei que não ficava tão presa como eu teria desejado (tenho bastantes dúvidas da presença de pectina no ananás ou na sua casca!). Como não fiz a receita com açúcar para compotas – que já contém pectina – a solução para ficar com uma geleia com uma consistência mais a meu gosto foi usar folhas de gelatina, que acabam a fazer o mesmo efeito.
Mas, no final, o que importa é o resultado! A geleia fica com uma cor maravilhosa e tem um agradável sabor a a ananás. E o que eu acho realmente fantástico é o uso de algo que normalmente não tem outra solução do que ir parar ao lixo. É mesmo cozinhar com desperdícios!
A receita por aqui ficou aprovada. Se fizerem, contem-me tudo como correu porque estou realmente curiosa de saber os vossos resultados!
Ingredientes para 2 frascos com cerca de 200ml de capacidade:
cascas de um ananás ou abacaxi
cerca de 1 litro de água
cerca de 400g de açúcar
2 folhas de gelatina
Preparação:
Coloque as cascas do ananás num tacho largo e cubra com cerca de 1 litro de água. Deixe levantar fervura, e depois reduza o lume e deixe cozinhar em lume brando cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo coe a mistura e meça a quantidade de líquido com que ficou. (No meu caso fiquei com cerca de 550ml de líquido)
Colocar o líquido resultante num tacho e acrescentar o açúcar – a quantidade de açúcar deve ser aproximada á quantidade de líquido coado; como tinha cerca de 500ml de líquido juntei um pouco menos de 500g de açúcar.) Mexa bem e leve ao lume até que a mistura ferva, e depois reduza o lume e deixe a geleia atingir o ponto, testanto com um pouco de geleia num pires até que esta atinja o ponto de estrada, que não vai ficar muito preso.
Demolhe depois as folhas de gelatina e acrescente-as à geleia quente. Mexa bem até que dissolva.
Coloque depois a mistura em frascos esterilizados. Sirva como desejar, em torradas, bolachas ou panquecas.
Bom Apetite!