Gosto de cozido à portuguesa, bacalhau assado e arroz de polvo. Gosto de camarão ao alhinho, de arroz de cabidela, de chanfana e de leitão à bairrada. Gosto de pão com azeite e umas pedrinhas de sal, de um bom hambúrguer e de empadas de galinha. Gosto de mousse de chocolate, de fondant e de gelados. Gosto de morangos, framboesas e melancia. Gosto de sardinhadas e churrascos. Gosto de jaquinzinhos com arroz de tomate, de robalo ao sal, de cantaril grelhado e de carapau com molho à espanhola. Gosto de sangria, caipirinhas, espumante e vinho tinto. Gosto de azeitonas, tremoços e amendoins. Gosto de caril, de sushi, de cuscuz e de confit de pato. Gosto de tacos, de chop suey, de guacamole, de noodles, de pad thai e de Yorkshire pudins. Gosto de comer e do prazer da mesa. Gosto de comida tradicional portuguesa e de comidas com sabores de países distantes da ásia, da américa latina e do médio oriente, como esta sugestão que hoje vos deixo.
Ingredientes para 2 pessoas:
½ frango partido em pedaços pequenos (sem pele)
1 cebola grande
3 tomates maduros
12 tâmaras
2 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
1 colher de chá de coentros em pó
1 colher de café de cominhos
1 colher de café de canela em pó
1 pitada de cravinho
Malagueta moída (chilli flakes) q.b.
Sal q.b.
Para o Arroz:
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 chávena de arroz (220ml de capacidade)
1 colher de chá de curcuma (açafrão das indias)
2 colheres de sopa de coentros picados
Bagos de romã q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Iogurte de menta:
150ml de iogurte natural (usei grego)
2 colheres de sopa de menta (hortelã) fresca picada
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Comece pelo frango. Leve um tacho ao lume com o óleo vegetal e deixe aquecer. Junte depois o frango em pedaços e deixe alourar bem de todos os lados. Retire e reserve.
Entretanto pique a cebola e leve-a a fritar no mesmo tacho onde alourou o frango. Assim que a cebola estiver a ficar com uma cor dourada, acrescente as especiarias e deixe-as fritar um pouco acrescentando duas ou três colheres de sopa de água. Acrescente depois o tomate partido em pedaços, o frango, cubra tudo com água a ferver e tempere de sal. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos em lume brando e junte depois as tâmaras partidas ao meio e sem caroço e o mel. Deixe continuar a ferver até o frango estar macio e o molho espesso e apurado.
Entretanto prepare o arroz. Leve um tacho co lume com o azeite e acrescente o arroz e a curcuma. Deixe fritar ligeiramente o arroz e acrescente o dobro de água (duas chávenas), tempere de sal e deixe levantar fervura, Tape depois o tacho e diminua o lume para o mínimo deixando cozinhar até a água ter evaporado e o arroz estar cozido.
Retire depois o arroz para uma taça de servir, e polvilhe-o com os bagos de romã e com os coentros picados.
Para o molho, misture o iogurte com a menta picada e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Sirva o frango polvilhado com um pouco de coentros frescos picados, e acompanhe com o arroz e o iogurte de menta para ajudar a refrescar das especiarias.
Bom Apetite!