Ai que bom que chegou mais uma sexta-feira meninas. Hoje, vinda do Alentejo, vem a minha mãe passar uns dias aqui connosco e estou a morrer de saudades dela e os filhotes também. Quero levá-la a dar uns passeios, a conhecer melhor o Porto e espero que o tempo ajude mas, sobretudo matar estas saudadinhas… Deixo-vos com uma receitinha que espero vos agrade. Aqui em casa fez sucesso e ficou prometido fazer mais vezes.
250 ml de agua morna
4 colheres de azeite
2 colheres de açucar
2 colheres de sobremesa de sal
450 gr de farinha
1 pacote de levedura seca para pão
Azeitonas q.b descaroçadas (eu usei pretas e verdes com pimentão)
1 queijo fresco de cabra
Oregãos para polvilhar
Colocar na MFP os liquidos e depois o açucar, sal, a farinha e o fermento e escolher o programa amassar (1h e 30m). Após esse tempo retire e deixe levedar mais um pouco cobrindo a massa com um pano e sem receber correntes de ar, durante 1 hora.
Forrar a bandeja do forno con papel vegetal e em cima do papel, com a ponta dos dedos, estender a massa dando-lhe uma forma rectangular.
Pincelar a superficie com um pouco de azeite e distribuir por cima o queijo de cabra em rodelas, os oregãos e as azeitonas. Pressione de forma a ficarem bem enterrados na massa.
Aquecer o forno a 50º e quando estiver quente apagar. Meter lá a masa e deixar a levedar por mais meia hora. Tirar o tabuleiro reservando num sitio quente e aquecer de novo o forno mas agora a 180º. Colocar de novo o tabuleiro quando o forno estiver quente e deixar a assar por 20m ou até que a superfície fique dourada. Sirva a focaccia morninha.
Beijinhos e façam-me um pequeno favorzinho:
Sejam felizes e tenham um EXCELENTE FIM DE SEMANA!