O grupo dos maluquinhos pela cozinha, em que me incluo, têm a mania de comprar poucas coisas prontas, e perder tempo a confeccionar coisas que os outros se limitam a retirar da prateleira do supermercado…
É por isso que faço maionese em casa, com ovos caseiros e azeite, uma delícia!
Está bem, há boas maioneses à venda, mas quem nunca preparou maionese em casa, não sabe o que perde! E é mesmo fácil de fazer; não se deixem desmotivar pelos relatos de maioneses talhadas, porque, usando todos os ingredientes à temperatura ambiente, isso não vai acontecer!
No recipiente onde vai bater a maionese, junte 1 gema de ovo (fresquíssima), 1 colher de chá de mostarda (usei de Dijon) e 1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Há quem diga que se deixar repousar esta mistura por 5 minutos evita que a maionese talhe… Eu sou das apressadinhas (que às vezes estragam tudo com a impaciência) e não espero, começo logo a adicionar 1,5dl de azeite. Primeiro gota a gota, e depois, quando a mistura começa a dar sinais de encorpar, em fio. Se não se sentem muito confiantes, usem apenas óleo da primeira vez, assim evitam deitar fora bom azeite, se a coisa der para o torto…
No final juntem um pouco mais de sumo de limão ou vinagre – eu fiz a minha usando exclusivamente sumo de limão – e uma colher de sopa de água a ferver, que ajuda a preservar a maionese por mais alguns dias e a fluidifica um pouco.
Com peixinho, com saladas, apenas barrada num pedaço de pão…