Hit enter after type your search item

Estes pães são bonitos mas também deliciosos.
Muito leves, servem para um acompanhamento mais sofisticado de um guisado, uma sopa, uns simples ovos mexidos com bacon ou para momentos mais informais, como num fondue ou para dipar num molho, por exemplo.

Os garotos vão adorar estes pãezinhos de forma tão engraçada.

A textura é muito arejada, a sémola de milho dá crocância a estas espigas pelo que os torna ideais para acompanhamentos ou aperitivos.
São assados no forno numa forma bem pesada de ferro fundido, não é fácil arranjar, mas se conseguir vai ver o sucesso. Mas sem esta forma também se podem fazer, numa frigideira de ferro que possa ir ao forno, ou num tabuleiro, mesmo que não seja de ferro, cortando depois em cubos.

Este tipo de pão é uma versão americana dos pães de milho mexicano. São por isso típicos dos estados americanos sulistas. Embora existam várias receitas, desta vez segui a da Nigella em Nigella Bites.

Podem ser simples ou spicy, com pimento ou malagueta, ou com ervas frescas picadas. São versões mais usadas como aperitivos.
Fiz assim…

ESPIGAS DE MILHO  – PÃEZINHOS DE MILHO

INGREDIENTES
175g de sémola de milho
125g de farinha de trigo
45g de açúcar
boa pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
250ml de leite gordo
1 ovo
45g de manteiga sem sal derretida

PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Numa taça misturar a sémola, a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Num copo medidor derreter a manteiga e deixar arrefecer. Juntar à manteiga o ovo e bater com um garfo e por fim o leite.
Junte os ingredientes líquidos aos secos e misture com uma colher de pau até estar homogéneo.

Colocar pequenas porções de massa nas cavidades da forma, picelada com óleo, e levar ao forno 15min. (25min. se usar uma forma/tabuleiro) a 200ºC.

Desenformar e repetir o procedimento de pincelar as forma e assar, até esgotar a massa.

Rende 18 pequenas espigas.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
– Se usar uma forma de bolo ou tabuleiro deve untar muito bem antes de colocar a massa, ou mesmo usar papel vegetal untado;
– A massa tem uma consistência grumosa que escorre da colher.

This div height required for enabling the sticky sidebar