
PÃESZINHOS DE ABÓBORA COM CÔCO
Rendimento: 13 pãezinhos
Ingredientes:
500 gramas de farinha
1 xícara de açúcar*
1/4 xícara de côco ralado(esqueci-me de acrescentar)
1 ovo
50 ml de óleo
15 gramas de fermento fresco**
200 gramas de purê de abóbora, bem escorrido
50 ml de água do cozimento da abóbora, morna
1 pitada de sal
Calda:
1/4 de xícara de água
1/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de côco ralado***
*xícara = 200 ml
** pode-se substituir o fermento fresco pelo seco (fermipan ou outra marca).
*** usei o desidratado
Colocar a farinha numa tijela e fazer um buraco no meio. Aí despejar a água do cozimento da abóbora, um pouquinho de açúcar(tirados da quantidade total de açúcar), a pitada de sal e desfazer nesta água o fermento. Espere uns 5 minutos, até o fermento começar a borbulhar. Acrescente ao líquido o ovo batido e o óleo. Vá misturando a farinha com a parte líquida e aos poucos junte o restante do açúcar e o purê. Amasse até que a massa fique lisa e uniforme. Faça uma bola com a massa, coloque-a num recipiente besuntado com um pouco de óleo e cubra o recipiente com um pano limpo. Deixe-o num lugar fresco e quente por 1 hora.
Numa superfície enfarinhada, sove a massa mais uma vez, divida em 13 pedaços iguais e com cada pedaço faça uma bolinha. Arranje as bolinhas de massa, num tabuleiro untado, ou coberto com papel manteiga. Arranje-as em círculo (usei 9 para formar o círculo e 4 para encher a parte de dentro), deixando um pouco de espaço entre elas. Cubra novamente com o pano e deixe descansar por 1 hora.
Asse me forno pré-aquecido a 170ºC. Por cerca de 20 minutos, ou até ficarem uniformemente corados. Um pouco antes dos pães ficarem prontos, faça a calda. Ferva a água e o açúcar, até este se desmanchar, acrescente o côco e deixe engrossar um pouco. Quando o pão estiver pronto, espere uns 5 minutos e coloque-o sobre uma grade e então, com a massa ainda quente, arrange a calda de côco em cima de cada pãozinho. Bom apetite!
P.S.: A Romy pincelou os pães com uma gema, mas eu não gosto do sabor. Como vocês podem ver, os pãeszinhos ficam corados sem nenhuma gema.