Hit enter after type your search item

Feliz “Dia dos Namorados” para todos! Lá no Brasil o Valentine Day não entra na moda, porque o nosso sempre foi comemorado no dia 12 de Junho! E amanhã é Dia de Santo Antônio, o padroeiro dos namorados, então quem não comemorou hoje, vá pedir uma benção amanhã, está bem? 🙂

Por causa deste dia especial, voltei da minha vida atribulada para dividir com vocês esta receitinha bacana. Na verdade estes bolinhos conhecidos como “cupcakes”, são diferentes dos muffins, por serem mais macios, comos os bolos normais. Estes são uma adaptação de um bolo muito tradicional nos EUA, chamado “Red Velvet Cake” (Bolo de Veludo Vermelho)! Essa é a minha estréia com o tal bolo. Sim, nunca tive coragem de fazê-lo antes, primeiramente porque não encontrava facilmente o corante alimentício aqui, e também porque achava, que no fim não ficaria com uma aparência apetitosa… mas como me enganei!

A massa é um espetáculo! Lembrou-me muito a massa dos bolos que a minha mãe fazia batendo à mão! Recomendadíssima. No entanto, eu me decepcionei um pouco com a cobertura. Tradicionalmente o bolo leva esta cobertura feita de creme philadélphia, mas esta receita do creme ficou um tanto mole demais para o meu gosto. Não sei se foi a manteiga que usei, que é uma irlandesa, que não endureçe… ou talvez eu tivesse mesmo que deixar horas na geladeira, antes de confeitar… mas valeu a experiência e o sabor ficou também muito bom! Aproveitem!

Gostaria de agradecer os comentários das duas últimas semanas! Eu estava tão atarefada que não sobrava nem tempo para fazer algo para o site! Fiquei com saudades de vocês, dos blogs e do meu forno, mas agora estou feliz por estar de volta! 🙂 Beijo à todos e bom fim-de-semana!

RED VELVET CUPCAKES (Bolinhos de Veludo Vermelho)
Fonte: Adaptada do blog I bake for you / cobertura: Everyday Home Cook
Rendimento: 12 Cupcakes

Ingredientes:
60 gr. de manteiga amolecida
150 gr. de açúcar (usei 130 gr.)
1 ovo
2 col. de chá de cacau em pó, culinário
2 col. de chá de corante fluido vermelho*
120 ml de leite
150 gr. de farinha de trigo
1 e 1/4 de col. de chá de fermento químico
Baunilha à gosto (opcional)

*usei corante em pó e diluí em duas colheres de chá de água, mas tive que acrescentar mais e mais para ter uma cor intensa e acabei esquecendo a medida
.

Instuções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Forre forminhas de papel para forrar as formas para muffins ou unte, como de costume. Num vasilhame, misture a farinha com o fermento e reserve. Num copo grande, misture o cacau e o corante, formando uma pasta lisa e depois adicione o leite, mexendo para desfazer o corante. Reserve.

Numa vasilha, com a ajuda da batedeira, bata em alta velocidade a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Diminua a velocidade e junte o ovo. Misture até que o creme fique homogêneo. Agora misture alternadamente um pouco de farinha e um pouco da mistura do leite, até que os ingredientes acabem. Misture a massa até ficar homogênea, distribua entre as forminhas e leve ao forno por cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar antes de confeitar.

Cobertura:
200 gr. de queijo fresco tipo philadélphia, temperatura ambiente
115 gramas de manteiga amolecida
250 gr. de açúcar de confeiteiro peneirada
baunilha à gosto

Bata o queijo fresco até ficar cremoso e encorpado. Junte a manteiga e bata mais , formando um creme liso. Acrescente aos poucos o açúcar e a baunilha e misture bem. Leve para refrigerar para que ele endureça. Use para confeitar e, ou também para rechear bolos.

This div height required for enabling the sticky sidebar