Os alemães gostam e são bem sucedidos em adaptar receitas tradicionais de outras culturas! Eles também não ligam de adaptar as próprias receitas tradicionais e assim há sempre novas e modernas versões para os pratos conhecidos por todos! Bem, nesse caso, a receita que encontrei é mais uma adaptação da famosa sobremesa italiana, o Tiramisú. Há tantas versões desta sobremesa, mas aqui algo especial é o cruzamento desta, com a tradicional sobremesa alemã de Inverno chamada “Bratapfel”(maçãs assadas)! Foi a minha contribuição para a Ceia de Natal e acho que o resultado agradou aos olhos e ao paladar. Ficou definitivamente festivo, não acham?
Estarei postando regularmente a partir de agora e já no próximo fim-de-semana! Aguardem as novidades!
Abraços saudosos,
Andréa
BRATAPFEL TIRAMISU
(Tiramisu de maçãs assadas)
Fonte: adaptada do site Chefkoch
Rendimento: 8 porções grandes
Ingredientes:
100 ml de creme de leite
40 gr. de açúcar
250 gr. de queijo mascarpone
2 cl amareto
casca ralada de 1 limão
100 gr. de biscoito champanhe (Portugal: palitos la reine)
100 ml de suco de maçã
Para a compota:
4 maçãs da sua preferência (usei àcida)*
5 col. de sopa de açúcar ou à gosto
250 ml de vinho branco
2 pitadas da mistura de especiarias para Lebkuchen**
50 gr. de amêndoas em lâminas
Decoração(opcional): chocolate em pó
*use uma maçã que não desmanche tão facilmente.
**Lebkuchen é o pão de especiarias alemão. Para fazer a mistura de especiarias próprias moer o seguinte: 1/2 colher de chá de noz moscada moída, a mesma quantidade de pimenta da jamaica e cravinhos; 1/4 de col. de chá canela moída; 1/8 de cardamom moído e 1 e 1/2 col. de chá de coentro moído. Misture tudo.
Instruções:
Melhor fazer a receita no dia anterior.
Primeiramente prepare a compota de maçãs: Descasque-as, tire os miolos e corte-as em cubos. Reserve. Numa panela, leve o açúcar para caramelizar. Cuidadosamente adicione o vinho aos poucos. Junte as especiarias e os cubos de maçãs. Deixe cozinhando em fogo baixo até que as maçãs estejem macias. Prove o açúcar e se necessário adicione mais. Deixe esfriar. Depois disso, torre levemente as amêndoas numa frigideira e junte à compota.
Agora prepare o creme: Bata o creme de leite com o açúcar até que ele se torne levemente espesso. Junte o amareto, a casca de limão e mascarpone. Misture tudo muito bem até conseguir um creme homogêneo. Mantenha-o gelado, caso monte a sobremesa mais tarde.
Montagem:
Os biscoitos podem ser usados inteiros, caso queiram fazer a sobremesa numa travessa. No caso do uso de taças individuais, corte os biscoistos em tamanhos mais ou menos regulares. Distribua alguns pedaços no fundo da taça e regue com um pouco de suco de maçãs. Coloque agora uma camada de compota e por cima uma camada de creme. Repita novamente a operação. Salpique a última camada de creme com chocolate em pó e enfeite como desejar. Mantenha-o gelado até servir. Bom apetite!