Hit enter after type your search item

Não sei a origem, mas para mim, comfort food é aquela comida que conforta a alma, que acalma, que traz uma doce sensação de paz. 
Mas, como sou curiosa , saí pesquisando e vejam só o que disseram sobre comfort food: “A comfort food é a comida emocional – desperta sensações agradáveis e evoca o prazer e o bem-estar ligado à infância, à história de vida”.  
Também escreveram : ” Comfort Food : culinária tradicional, com ingredientes simples e sem muita frescura. Pratos que remetem ao passado nos proporcionando sensação de segurança e conforto”.
Concordo com todas essas definições, pois tem dias que não quero outra coisa senão uma comida que faça bem a alma. Em uma segunda-feira, por exemplo, nada melhor do que isso. Lembrei então dessa sopa que fiz outro dia e que me deu uma agradável sensação de paz e bem estar. Tão boa que divido hoje com você. Para que sua segunda seja assim: tranquila, confortante, mas cheia de energia e sabor.
Feliz semana para você !
A receita é bem caseira e  foi baseada em uma que encontrei no blog Cozinha Pequena . Tem umas explicações preciosas  que estavam na receita e reproduzi aqui.
Sopa de Legumes

    Ingredientes:

  •      200g de músculo picado em cubos
  •     1 cebola, 
  •      2 dentes de alho
  •     4 colheres de azeite
  •     3 batatas médias
  •     2 cenouras
  •     1 chuchu
  •     1 mandioquinha
  •     2 colheres de sopa de extrato de tomate
  •     250g de macarrão do tipo “conchinha”
  •     folhas de escarola rasgadas em pedaços pequenos ( usei espinafre)
  •     Aproximadamente 4 l de água fervente

Como fazer:

  • Descasque os legumes e corte-os, retirando aparas e transformando os formatos redondos em quadrados, 
  • Assim que fizer os cortes, separe os legumes por tipo, em pequenas cumbucas. Esse é o famoso “mise-en-place”.
  • Aqueça o azeite numa panela grande e leve a carne para dourar.
  • Não é necessário ficar mexendo a carne, mas faça com que todos os pedaços fiquem dourados, 
  • Assim que estiverem dourados, acrescente o alho e a cebola, para dourarem também. Preste muita atenção, pois alho em óleo quente tende a queimar. Se precisar, abaixe ou retire a panela do fogo, para que o alho não queime. A cebola deve ser refogada até obter o mesmo dourado da carne.
  • Acrescente a água fervente e, nesse momento, inclua as aparas dos legumes para cozinhar, até que fiquem bem moles.
  • Quando estiverem cozidos, retire os pedaços de carne, reserve-os e leve o caldo e as aparas de legumes cozidas para o liquidificador. Bata bem, até virar um caldo grosso e uniforme.
  • Volte o caldo para o fogo com a carne (que demora um pouco mais para cozinhar). Vocês vão perceber que a mistura fica um pouco esverdeada, por isso, acrescente o extrato de tomate para dar uma cor mais alaranjada ou avermelhada à sopa. 
  •  Coloque as cenouras para cozinhar com o caldo batido (e fervente) e a carne. 
  • Deixe ferver por 5 min. Inclua as batatas e espere mais 5 min. Acrescente a mandioquinha. Mais 5 min. 
  • Por último, coloque o chuchu junto com o macarrão. 
  • Mexa com bastante cuidado – não amasse os legumes contra a panela – mas também não deixe o macarrão grudar no fundo. E espere os últimos 5 minutos.
  • Esse tempo pode variar de acordo com o tamanho dos cubos que você cortou.
  • Acrescente, por fim, o espinafre rasgado, a quantidade é a seu gosto, 
  • Desligue o fogo e tampe a panela.
  • Sirva imediatamente. 
  • Se gostar, coloque queijo ralado e pimenta do reino para finalizar. 
  • Pão para acompanhar.

Outras Sopas Simples Assim:
Sopa de Espinafre
Sopa de Cebola
Sopa de Mandioquinha

This div height required for enabling the sticky sidebar