Estava a procura de uma receita para este fim e acho que finalmente posso dizer que encontrei uma versão de brownie para “adultos”! Hahaha Falo assim, porque apesar de ter feito alguns até muito gostosos, ficava sempre com a impressão de serem um tanto açucarados… e olha que eu sou brasileira, hem! Este brownie está na minha lista já faz tanto tempo (o post é de 2008!) mas como dar conta de uma lista que só faz crescer? 🙂 Copiei do simpático e delicioso blog Papel Manteiga, conhecem? Lá a Naninha explica direitinho quem é a Katrina Markoff, formada pelo Le Cordon Bleu e fundadora do Voges Chocolate. Curriculum à parte, eu não sou muito de fazer receitas de chefs, só quando estas me chamam a atenção, o que foi o caso deste brownie! Gente, valeu a pena! Fácil, com um sabor ultra-intenso de chocolate e para adicionar, acho que dá para usar a criatividade e variar bastante com esta massa básica. Aproveitem!
Ingredientes: * Xícara = xícara americana = 240 ml
BROWNIE DA KATRINA MARKOFF
Fonte: blog Papel Manteiga
Rendimento: um tabuleirinho de 20 cm x 20 cm (9 porções)
200 gr. de chocolate meio amargo (usei amargo com 50% de cacau)
1/2 xic. de chá* (115 gr.) de manteiga amolecida, sem sal (usei com sal)
3 col. de sopa de cacau em pó
3 ovos grandes
1 xic. de chá de açúcar (usei só 3/4 por precaução…)
1 col. de sopa de essência de baunilha (usei algumas gotas)
1 col.de chá de sal (usei 1/2)
1 xic. de chá de farinha de trigo.
cobertura: acrescentei avelãs picadas por minha conta
Pré-aqueça o forno à 180°C. Prepare um tabuleirinho para brownie. Eu untei todo com margarina e “colei” um pedaço de papel manteiga só no fundo.
Corte o chocolate uniformemente e derreta-o em banho maria (vale também no microondas, para quem sabe), retire do fogo, junte o cacau em pó. Misture bem até ficar homogêneo e reserve.
Num vasilhame, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte os ovos um a um, a essẽncia de baunilha e o sal. Quando a mistura estiver homogênea, diminua a velocidade e acrescente a massa de chocolate. Misture tudo muito bem antes de adicionar a farinha de trigo. Coloque a massa no tabuleiro preparado e leve ao forno por cerca de 35 minutos.
Observe que a temperatura e o tempo varia conforme o forno. No meu caso, deixei só 25 minutos e tenho a impressão que poderia ficar melhor assando por só por 20 minutos. Por isso acho bom fazer o teste do palito quando depois de 15 minutos. O palito deve sair pegajoso ainda. Não asse por demais, ou a massa ficará muito seca. Deixe descansar por 1 hora antes de cortar e servir. Bom apetite!