Do livro Técnicas Culinárias Le Condon Bleu, a receita é fácil, muitos ovos e manteiga a textura final é divina, incrementamos com coco ralado fresco e pedaços de goiabada cascão. Quando saiu do forno, desenformamos e cortamos em seguida, a goiabada escorria….
Ingredientes:
300 grs. de trigo
5 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
Coco ralado fresco – comprou o coco seco e ralei em casa, fica molhadinho
Goiabada cascão em tiras
Gema de ovo para polvilhar
Coco ralado seco para esfarinhar a forma
Óleo para untar a forma
2 colheres de sopa de fermento de pão seco
1 colher de sopa de açúcar
½ xícara de água
Preparo:
Ative o fermento de pão seco, colocando em ½ de xícara de água morna e uma colher de sopa de açúcar. Tampe e deixe quieto ate formar bolhas. Ele cresce e expande.
Coloque o trigo em uma tigela e reserve. Bata os cinco ovos e misture ao trigo. Junte o fermento o açúcar e o sal mexa bem ate ficar uma massa grudenta. Tampe e deixe dobrar de tamanho. Depois de crescido acrescente a manteiga a temperatura ambiente e sove por 3 minutos. Deixe descansar por mais uns cinco minutos. Modele. Coloque no meio da massa pedaços de goiabada e ajeite na forma já untada e esfarinhada com o coco ralado seco. Para a versão coroa, faça rolos com a massa recheando com pedaços de goiabada e arrume em uma forma de bolo, aquela com buraco no meio. Deixe espaço de um dedo entre os caracóis de massa, porque cresce muito. Na versão tradicional de brioche, com a forma própria, faça uma bola grande e coloque uma bola menor por cima. Esta forma não e fácil de encontrar no mercado a minha comprei na fabrica da Tramontina em Carlos Barbosa RS. Mas a massa é tão boa que não deve deixar de fazer somente porque não tem a forma apropriada, pode-se fazer trança sem problema.