Como não podia deixar de ser, resolvi fazer este bolo e colocar o meu pitaco, é claro. Pesquisando um pouco de cada cantinho, cheguei a esta receita. Ficou como eu gosto: Pouco doce, mas saborosa. Tudo na justa medida da casa. Acabou num piscar de olhos.
Como estamos quase na Páscoa, fica ai uma sugestão a ser explorada neste feriado tão especial para todos nós chocólatras! Aproveito também para participar do novo evento do Delícias e Talentos, da querida Mary, o Alfabeto Culinário.A receita participante desta vez deve conter, pelo menos, três ingredientes que comecem com a letra C. Esta contém mais que três, a saber: Cacau, cremor tártaro, clara de ovos, creme de leite, côco e chocolate. Espero que gostem!
Massa:
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de cacau 100% sem açúcar
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/2 xícara de leite
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de baunilha
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro
Calda:
1/2 xícara de leite
1 colher chá de essência de côco
Recheio:
1 1/2 clara de ovo
1/4 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de creme de leite
1 xícara de côco ralado seco
Ganache:
3/4 xícara de creme de leite
75 g de chocolate meio amargo
Chocolate sem açúcar ralado para decorar (opcional)
Modo de Preparar:
Massa:
Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF).
Numa vasilha média misturar a farinha, o chocolate, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite, o óleo, as gemas e a baunilha. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.
Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Dividir a massa entre duas formas redondas de 20 cm (8 inches) untadas, coberta com papel manteiga untado e enfarinhado.
Assar de 25 a 30 minutos. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.
Calda:
Misturar os dois ingredientes e aplicar sobre os bolos na hora da montagem.
Recheio:
Numa panelinha, em fogo baixo, esquentar as claras por exatos 1 minuto e 15 segundos. Colocar as claras na batedeira e bater em neve até ficarem em ponto firme. Acrescentar o açúcar e bater mais um pouco. Desligar a batedeira e acrescentar o creme de leite e o côco e misturar até que todos os ingredientes estejam encorporados. Tapar a vasilha com papel filme e refrigerar até a hora de utilizar.
Montagem:
Colocar uma das massas de bolo sobre o prato de serviço. Furar a superfície com um palito e espalhar metade da calda. Por cima espalhar o recheio. Tapar com a segunda massa de bolo, que também deve ter sido furada com palito e umedecida com o restante da calda. Por cima espalhar a cobertura, cobrindo bem toda a superfície do bolo com a ajuda de uma espátula. Por cima, espalhar um pouco de chocolate ralado. Manter refrigerado.
Notas:
- Eu peneirei as gemas antes de utilizar, assim como os ingredientes secos.
- Assei o bolo por apenas 20 minutos. Lembrem-se que cada forno é diferente.
- Pode utilizar duas formas redondas de 23 cm (9 inches) se preferir. A massa apenas ficará um pouco mais baixa. Se a forma for alta, pode usar só uma e depois cortar a massa ao meio.