Hit enter after type your search item
Estou de volta com uma sugestão para a sobremesa da Páscoa! Ela também vale para todo o ano, mas já vou avisando que é para chocolátras! A massa é puro chocolate, que derrete na boca e lembra muito o mousse, sem o trabalho que ele dá! Muito prática e surpreendente! Acho que ficaria também muito boa com uma base de massa para tarte e talvez faça assim um dia, só para experimentar. Não se engane com o tamanho do bolo: uma fatia fina já satisfaz bastante, pelo menos os adultos! 🙂 Pode ser servido puro, com sorvete, chantilly ou compota. Agora mãos à massa e um bom feriado à todos!!!

BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE
Rendimento: forma redonda de 20 cm (10 a 12 fatias finas)
Fonte. Reviasta “Lecker April 2010” – cortesia da minha cunhada Kaddi 🙂

Ingredientes:
1 fava de baunilha*
120 gramas de chocolate amargo com 60% de cacau
125 gramas de manteiga sem sal**
100 gramas de açúcar
1 pitada de flor-de-sal**
3 ovos
Cacau em pó para polvilhar
papel manteiga

*substituí por açúcar baunilhado – Quem for usar a fava, use a carcaça para fazer açúcar baunilhado: coloque-a num vidro, encha com açúcar e tampe bem. Quando o açúcar acabar, poderá renová-lo mais uma vez.

** se usar manteiga com sal, não adicionar o flor-de-sal

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 120ºC. Forre uma forma redonda com papel manteiga. Reserve
Coloque água para ferver numa panela grande. Use uma panela pequena por cima(sem que esta toque na água) e derreta aí a manteiga com o açúcar e o sal e massa interior da fava de baunilha. Depois adicione o chocolate em pedacinhos, mexendo com uma colher. Depois de formar uma massa uniformemente derretida, retire do forno e deixe esfriar por uns minutinhos. Coloque a massa numa outra vasilha, junte a baunilha(para quem estiver substituindo a fava). Com a ajuda da batedeira, misture os ovos um a um e em velocidade alta, bata até formar uma massa clara e fofa. Transfira para a forma e leve ao forno por cerca de 25 minutos. A massa ainda estará mole, mas a parte de cima estará uniformemente opaca. Deixe esfriar por duas horas e coloque na geladeira pelo menos 4 horas antes de servir, ou faça no dia anterior, deixando o bolo na geladeira até a hora de servir. Polvilhe com cacau em pó e sirva puro, com sorvete ou com uma compota de frutas. Bom apetite!

P.S.: A revista também sugere que corte a massa em quadrados, ou outro formato desejado e enrole no cacau em pó, sendo servido assim como pralinès.

This div height required for enabling the sticky sidebar