Hit enter after type your search item

É o bolo de cenoura preferido cá em casa. A receita veio do Canadá com a tia H, sendo também um clássico da cozinha sul americana.
A cobertura original era de queijo creme, mas por aqui o denso chocolate de leite convence muito mais 😉

Quase em todos os aniversários aparece este bolo, às vezes com a cobertura de chocolate, outras vezes com a de queijo creme ou também com a cobertura e recheio de leite condensado cozido.

É muito prático de se fazer, a cenoura ralada incluída é crua, as claras não são batidas em separado e só se suja a taça da batedeira, o que em tudo facilita a preparação.

A textura é macia, o bolo não é seco, aguenta vários dias fechado numa caixa plástica no frigorífico.

Fiz assim…

BOLO DE CENOURA COM COBERTURA DE CHOCOLATE DE LEITE

INGREDIENTES
Para o bolo:
4 ovos
2 chávenas / 400g de açúcar
3/4 chávena / 180ml de óleo (de preferência de milho)
1 colher (sobremesa) de canela
1 colher (chá) de bicarbonato
2 chávenas / 280g de farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 chávenas / 250g de cenoura picada/ralada
raspa de limão

Para a cobertura:
200g (2 tabletes) de chocolate de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de leite

PREPARAÇÃO
Na taça da batedeira juntar o açúcar com os ovos e bater um a um.
Acrescentar o óleo, a canela, o bicarbonato, a farinha e o fermento.
Envolva a cenoura ralada e a raspa de limão.

Untar uma forma redonda e rasa com manteiga ou desmoldante, forrar o fundo com papel vegetal e voltar a untar o papel.

Levar a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante 40min. ou o palito sair seco.
Retirar do forno, esperar 5min, e desenformar para o prato de servir.

Deixar o bolo arrefecer antes de cobrir.

Para a cobertura partir o chocolate me cubos, juntar a manteiga e o leite e levar a derreter no micro-ondas ou em banho-maria. Mexer ocasionalmente para homogeneizar.
Deixar arrefecer 1-2min. e verter sobre o bolo ajudando com as costas de uma colher, faca ou espátula.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
– A canela escurece a massa do bolo, prefiro usar algumas gotas de essência de canela, para todo o sabor e sem alteração de cor;
– Forrar sempre a forma com papel vegetal para garantir o sucesso ao desenformar;
– Ao derreter o chocolate no micro-ondas fazê-lo em pequenos períodos de tempo para não queimar. Assim que só restarem alguns grumos de chocolate, não voltar a aquecer pois o calor do restante acaba por o derreter;
– Pode ser congelado com ou sem cobertura e descongelado posteriormente à temperatura ambiente.

This div height required for enabling the sticky sidebar