Hit enter after type your search item
Hoje a minha paisagem amanheceu coberta de neve! Quem queria ir comprar o pão fresquinho para o nosso brunch? Esperei. A tempestade continuava sem parar. Ah, esse tempo convida a gente a passar o dia assando gostosuras, pensei… Tive então a idéia de preparar umas baguettes ! Eu uso esta receita há anos, mas confesso que já fazia um tempinho que desde a última vez que a fiz. A receita original era para a MFP, mas sempre usei a batedeira e o garfo para pães, sem problemas! Estou acrescentando dicas para os inexperientes e para os que têm medo de trabalhar e enrolar massas. Não se assustem se as instuções parecem longas, pois eu estou tentando explicar em detalhes para aqueles que nunca fizeram pães. Para os mais experientes, eu poderia resumir tudo num parágrafo curto, pois realmente é tudo muito fácil! 😉 No entanto, a minha melhor dica é: relaxem enquanto estiverem lidando com massa e trate-a com carinho e paciência, que tudo dá certo! 🙂 Estas baguetes são muito mais gostosas do que as da padaria, acreditem! Não perca a oportunidade de experimentar fazer este s pães!

BAGUETTES

Rendimento: 2 baguettes de cerca de 45 cm

Ingredientes:
1 xícara* de água morna
1 e 1/2 colheres de chá de fermento para pães granulado(fermipan)**
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal(rasa)
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
farinha de trigo para dar o ponto
1 clara, para pincelar
fubá para polvilhar o tabuleiro (opcional)

*xícara= 200 ml
** ou 15 g de fermento fresco

Instruções:

Coloque a água numa vasilha e desmanche o fermento. Acrescente o açúcar e o sal. Com o garfo para pães da batedeira já em movimento, vá acrescentando a farinha e misture até formar uma massa uniforme. A massa deve ainda estar mole, por isso acrescente uma colher de farinha de trigo e amasse. Acrescente mais, sempre uma colher de cada vez, até a massa desgrudar das paredes da vasilha. Com as mãos enfarinhadas, tire a massa por um momento da vasilha. Pingue um poquinho de óleo na vasilha e, com a ajuda da massa, espalhe pelo fundo e um pouco pelos lados e vira também a massa no processo, para que o óleo cubra um pouquinho a superfície. Deixe descansar no forno frio, com uma vasilha pequena contendo água quente, colocada no fundo do forno. Deixe descansar por 40 minutos a 1 hora.

Depois do descanso a massa vai estar crescida e cheia de bolhas. Retire-a do vasilhame e, numa superfície(ou tabuleiro) enfarinhada, amasse-a ligeiramente. Divida-a em duas e espere uns 5 minutinhos para a massa relaxar. Agora pegue uma das massas e vá puxando ligeiramente deixando-a com formato longo. Coloque-a na superfície e, com um rolo, calmamente, vá abrindo e alongando mais a massa. Se ela não estiver muito elástica, pare um pouquinho e repita o processo. Agora abra para os lados. Você vai obter uma forma longa de mais ou menos 40 cm e com 15 cm de largura e fina em expessura. Dobre agora o lado mais comprido, bem apertadinho e enrole como para rocambole, deixando a dobra final para baixo. Aperte agora as pontas para fechar o “rolinho”. Com as duas mãos, segure a massa enrolada e, delicadamente, estique-a um pouquinho, alongando-a mais, à gosto.Transfira para um tabuleiro untado (pode ser polvilhado com fubá) ou coberto com o papel manteiga. Repita o mesmo com a outra massa. Coloque-as num tabuleiro, ou cada uma em um tabuleiro.

Quando as duas baguetes estiverem no tabuleiro. Com uma faca afiada, corte dois talhos diagonais da ponta até o meio de cada uma. Leve-as novamente ao forno frio, com água quente abaixo, por 30 a 40 minutos. Retire o tabuleiro do forno e pré- aqueça a 180ºC. Enquanto isso, pincele as baguettes com uma clara batida ligeiramente com um pouquinho de água. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficar com a cor desejada. Deixe esfriar um pouco, antes de servir.

P.S.: As baguettes podem ser congeladas! Para este fim, asse-as sem que fiquem muito morenas, deixe esfriar completamente, coloque-as num saco plástico e congele. Quando quiser comê-las é só pré-aquecer o forno em temperatura média e colocá-las para assar por mais ou menos 10 minutos.

Dicas:
1. Trabalhe sempre com as mãos enfarinhadas.
2. Apesar da massa ser meio mole e grudenta, ela fica fácil de trabalhar se você mantê-a ligeiramente enfarinhada por fora.
3. Quem não tem um lugar seco e limpo para abrir a massa, pode fazê-lo num tabuleiro.
4. Quem tem problemas ao tranferir a massa pode evitar problemas abrindo a e enrolando-a sob um retângulo de papel manteiga. Depois de enrolada, segure o papel pelas pontas e transfira a baguete para o tabuleiro preparado. Repita a operação com a outra baguete.

4. Você pode regular o tamanho e a expessura das suas baguetes, depois de enrolada, esticando-as mais ou não. Eu costumo fazê-las com mais ou menos 45 cm, pois maior não caberia no meu forno.

This div height required for enabling the sticky sidebar