Restaurante Antiquarius
2 postas de bacalhau (250g cada)
2 cebolas médias cortadas em tiras
4 dentes grandes de alho fatiados
2 batatas médias fatiadas
4 ramos de brócolis
1 tomate sem pele e sem sementes
2 ovos cozidos
azeite extra virgem a gosto
O primeiro passo é dessalgar as postas de bacalhau. Isso deve ser feito com 3 dias de antecedência. Mergulhe a carne em uma vasilha com água fria e leve à geladeira. Troque a água de duas a três vezes por dia.
Finalizado o processo da dessalga, o bacalhau deve ser grelhado em fogo alto. O ideal é usar uma chapa ou uma frigideira grande antiaderente. Doure cada lado da posta do bacalhau durante 3 a 4 minutos.
A carne deve ficar crocante por fora e macia por dentro. Reserve.
Os acompanhamentos:
Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e doure a cebola cortada em tiras. Na seqüência, use a mesma frigideira para dourar as batatas.
Em uma pequena assadeira, acomode as rodelas de batata douradas e coloque as postas de bacalhau por cima. Complete com mais batatas nas laterais da assadeira e cubra tudo com a cebola dourada. Regue com azeite e leve ao forno médio durante 30 minutos.
Retire do forno e adicione à assadeira os ovos e o brócolis, que já devem estar previamente cozidos. Junte o tomate cortado ao meio, sem pele e sem sementes e, por fim, o alho frito e dourado em azeite. Cubra a assadeira com mais uma camada generosa de azeite e leve ao forno novamente, dessa vez em temperatura baixa, por 10 minutos. Esse processo faz com que todos os ingredientes sejam aquecidos por igual.
Montagem:
Em um prato raso, disponha uma das postas de bacalhau sem desmanchar o apoio de batatas em que ela foi assada. Coloque um dos ovos, metade do brócolis e do tomate.
Coroe com mais um pouco de azeite e sirva acompanhado de um bom vinho tinto encorpado.